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Alunos da Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, terão aulas em 3D

08/04/2015
Alunos da Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes, terão aulas em 3D
Tecnologia P3D trará mais interatividade para as aulas na primeira escola em tempo integral do Estado, oferecendo benefícios no processo de ensino-aprendizagem (Foto: Valdir Rocha)

Tecnologia P3D trará mais interatividade para as aulas na primeira escola em tempo integral do Estado, oferecendo benefícios no processo de ensino-aprendizagem (Foto: Valdir Rocha)

Utilizar a tecnologia para transformar conceitos e conteúdos trabalhados em sala de aula de forma abstrata em realidade virtual utilizando apenas um computador com mouse e um projetor. Esta é a novidade que está disponível aos alunos da Escola Estadual Marcos Antônio, no Benedito Bentes. A solução já é usada com sucesso em vários Estados brasileiros e na região Nordeste em Pernambuco e Paraíba.
A tecnologia P3D permitirá à unidade ofertar conteúdos para aulas virtuais auxiliando professores das disciplinas de Biologia, Química e Geografia, trazendo mais interatividade para a sala de aula, visando ganhos no processo de ensino e aprendizagem.

Treinamento

Na manhã desta terça-feira (7), professores participaram de formação, conduzida pela professora de Biologia e doutora em Biotecnia, Alissandra Trajano e conheceram a ferramenta que oferece em quatro comandos diferentes ações e conteúdos, em vários ângulos, ainda com a possibilidade de fazer registros e salvar as aulas.
“As imagens facilitam a desmistificação com relação a diversos conceitos e possibilitam interação total entre alunos e professor”, avalia Alissandra. Após o momento com os professores, os alunos também participaram de formação.
Atentos às explicações do passo a passo da ferramenta, professores já visualizam os benefícios que a metodologia inovadora trará à sala de aula.
“Muita coisa não é palpável na Química. Já trabalho essa proposta de movimento, mas utilizando outros programas como PowerPoint. Contar com uma ferramenta dessa, com visualização em 3D, vai facilitar muito nosso trabalho e acreditamos que vai ter reflexo positivo na aprendizagem”, afirma o professor de Química, Alex Barros de Lima.
Para a professora de Geografia e diretora adjunta da Unidade, Rosangela Rodrigues, o uso de tecnologia ajuda a tornar a aula mais interativa e atrativa para os estudantes. “A aula vai se tornar mais dinâmica e o aluno participante ativo, inserido totalmente na aula. Falar com tecnologia é falar na linguagem deles. Será um avanço muito grande para a rede pública estadual”, declara.