Geral

Integrantes da bancada federal de Alagoas reforçam compromisso com a Saúde

07/04/2015
Integrantes da bancada federal de Alagoas reforçam compromisso com a Saúde

“Nesses três meses de gestão, temos a expectativa de trabalhar em prol da saúde com o apoio da bancada federal”, disse Rozangela Wyszomirska (Fotos: Olival Santos)

“Nesses três meses de gestão, temos a expectativa de trabalhar em prol da saúde com o apoio da bancada federal”, disse Rozangela Wyszomirska (Fotos: Olival Santos)

Durante reunião com a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, os integrantes da bancada federal de Alagoas reforçaram o apoio ao Estado e municípios na área da Saúde. O compromisso foi firmado nesta segunda-feira (6), no auditório do Maceió Mar Hotel, na Ponta Verde.
Entre os compromissos firmados pela bancada está o aumento do teto financeiro do governo federal destinado aos municípios, assim como o aumento do número de leitos no Estado. Também durante a reunião foi evidenciado que o grupo deve lutar pela inclusão de emendas parlamentares para as demandas da saúde.
Na reunião, a secretária de Estado da Saúde apresentou a situação das contas da pasta em relação aos repasses e custeios. Segundo a gestora, no período de 2002 a 2010, os municípios aumentaram os investimentos de 19% para 24%, o Estado aumentou de 22% para 30%, enquanto que o governo federal reduziu o repasse de 59% para 46%.
Conforme Rozangela Wyszomirska, quando comparado o repasse do governo federal em relação ao Estado de Alagoas e o de São Paulo, percebe-se que a redução em Alagoas foi de 13%, enquanto que em SP foi de 7%. Ela pontuou ainda que, se por um lado, Alagoas aumentou os investimentos dos recursos do Estado, em SP o valor se manteve estável.
“Alagoas recebe menos incentivos do governo federal e o Estado e municípios arcam com mais custos. Isso reflete na situação de saúde do Estado”, esclareceu Wyszomirska. Diante dessa situação, a secretária de saúde pontuou algumas prioridades para reverter esse quadro, como incentivos para a Atenção Básica atender as metas pactuadas.
Outras prioridades apontadas para atender a demanda de leitos do Estado foram a construção do Hospital Metropolitano e da Maternidade de Baixo Risco. A secretária de Estado da Saúde também evidenciou a necessidade de mudar o perfil do Hospital Portugal Ramalho, que passaria a ser um hospital de clínicas, contemplando também a psiquiatria, além da criação de cinco centros de especialidades.

Financiamento

“Nesses três meses de gestão, temos a expectativa de trabalhar em prol da saúde com o apoio da bancada federal”, afirmou a gestora da Sesau. Isso porque existem distorções no repasse financeiro do governo federal para com Alagoas, o qual tem se utilizado de incentivos do próprio Tesouro Estadual para garantir o acesso da população aos serviços de saúde.
Para o líder da bancada federal em Alagoas, deputado Ronaldo Lessa, os parlamentares estão realizando um movimento conjunto de forças políticas em prol da saúde do Estado. De acordo com ele, a sinergia entre Estado, municípios e bancada federal existe e “é a partir dessa mesma linguagem que os parlamentares irão levar ao Ministério da Saúde a proposta de aumento do teto financeiro para Alagoas”, encerrou.
Participaram da reunião os deputados federais Marx Beltrão, Cícero Almeida e Paulo Fernando dos Santos (Paulão), além de Euclydes Mello, que representou o senador Fernando Collor, além do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. No setor Saúde, estavam presentes os secretários municipais de Saúde, Sylvana Medeiros (Maceió) e Ubiratan Pedrosa (Arapiraca); a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Normanda Santiago; e a apoiadora do MS/AL, Sônia Moura.