Geral

Servidores do Detran/AL participam de curso sobre Legislação de Trânsito

06/04/2015
Servidores do Detran/AL participam de curso sobre Legislação de Trânsito
PM, agentes da Lei Seca, BPTran e BPrv também participam da capacitação, que reforça legislação de trânsito (Foto: Neno Canuto)

PM, agentes da Lei Seca, BPTran e BPrv também participam da capacitação, que reforça legislação de trânsito (Foto: Neno Canuto)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) deu início, na manhã desta segunda-feira (06), ao primeiro módulo do curso Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de “A a Z”, que se estende até 10 de abril.
O curso, dividido em dois módulos, tem como foco capacitar os servidores do órgão, agentes de fiscalização da Polícia Militar, Comando de Policiamento da Capitral (BPTran), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e colaboradores da Lei Seca, tendo como principal objetivo a formação de um consenso com relação às resoluções do CTB, visto que, muitas vezes, a subjetividade do código de trânsito gera diversas interpretações durante as aplicações.
Para a soldado Francisca Rosenilda, que integra a equipe da Lei Seca, o curso interfere diretamente no trabalho efetuado na ruas. “Eu preciso conhecer as leis e entender como é que o Detran e os demais órgãos envolvidos com o trânsito interpretam e recebem as notificações e as pessoas que abordamos na rua”, observou.
O facilitador da capacitação é o major da Polícia Militar de Santa Catarina, Ricardo Alves da Silva, especialista nas áreas de gestão e segurança no trânsito e segurança pública. Ricardo é autor de duas obras de referência no país: “Tudo que você precisa saber sobre infrações de trânsito” e
“Infrações de trânsito e processo administrativo”.
Segundo o major, o projeto visa contemplar todos os funcionários do órgão, para que saibam onde se consultar e como se portar conforme o Código de Trânsito Brasileiro, independente do setor em que trabalhe.
A capacitação não é importante apenas para os profissionais que trabalham nas ruas fiscalizando os condutores. De acordo com o coordenador geral administrativo do Detran, Douglas Lima, é necessário que todo servidor ou prestador de serviço do órgão tenha uma noção do CTB. “Esse treinamento é de extrema importância para que as pessoas tenham consciência, educação e formação pra saber que com o trânsito não se brinca.
Trânsito está diretamente relacionado à vida”, alertou.
O segundo módulo do CTB de “A a Z” acontecerá de 22 à 24, 27 e 29 de abril, na sede do Detran/AL.