Cidades
Arapiraca: Pais e crianças fazem caminhada pela conscientização do autismo
As ruas de Arapiraca serão tomadas na manhã desta quinta-feira (2), onde se reverencia o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, por centenas pais e crianças.
A caminhada, organizada pela Associação Pestalozzi de Arapiraca, que conta com apoio da Prefeitura, partirá da Praça Lions, bairro Alto do Cruzeiro, às 8h, tendo como destino a Praça Luiz Pereira Lima, no Centro do município.
Segundo a psicóloga Karine Pinheiro, que atua na Pestalozzi, para se diagnosticar uma criança com a síndrome do autismo, três aspectos devem ser levados em conta: dificuldade de interação social, de comunicação e de comportamento.
“O desenvolvimento da criança autista só é possível a partir do apoio da família. Quando esta família é também acompanhada por especialistas, é provável que esta criança se desenvolva muito bem”, diz ela, enfatizando o chamamento para a caminhada.
A orientação é que, quem for participar, use a cor azul, que simboliza o autismo, pelo fato de ele ter mais incidência em meninos que em meninas.
No shopping
O Espaço Trate – Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – e a Associação de Pessoas com Transtorno Autístico de Alagoas (APTAA) estão realizando simpósio e uma culminância de atividades terapêuticas no Arapiraca Garden Shopping durante esta semana, também para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Por sua vez, o Espaço Trate de Arapiraca – que foi inaugurado em 2011, no bairro Baixa Grande – é o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento a crianças com autismo.
O espaço é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos autistas.
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2OTAN
'Armas-maravilha' não ajudaram a Ucrânia e este conflito vai acabar mal para OTAN, diz analista
-
3JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho
-
4DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
5CULTURA
Curta produzido em Palmeira dos Índios é selecionado para a Mostra Sururu de Cinema Alagoano