Cidades
Arapiraca: Pais e crianças fazem caminhada pela conscientização do autismo

As ruas de Arapiraca serão tomadas na manhã desta quinta-feira (2), onde se reverencia o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, por centenas pais e crianças.
A caminhada, organizada pela Associação Pestalozzi de Arapiraca, que conta com apoio da Prefeitura, partirá da Praça Lions, bairro Alto do Cruzeiro, às 8h, tendo como destino a Praça Luiz Pereira Lima, no Centro do município.
Segundo a psicóloga Karine Pinheiro, que atua na Pestalozzi, para se diagnosticar uma criança com a síndrome do autismo, três aspectos devem ser levados em conta: dificuldade de interação social, de comunicação e de comportamento.
“O desenvolvimento da criança autista só é possível a partir do apoio da família. Quando esta família é também acompanhada por especialistas, é provável que esta criança se desenvolva muito bem”, diz ela, enfatizando o chamamento para a caminhada.
A orientação é que, quem for participar, use a cor azul, que simboliza o autismo, pelo fato de ele ter mais incidência em meninos que em meninas.
No shopping
O Espaço Trate – Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo – e a Associação de Pessoas com Transtorno Autístico de Alagoas (APTAA) estão realizando simpósio e uma culminância de atividades terapêuticas no Arapiraca Garden Shopping durante esta semana, também para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Por sua vez, o Espaço Trate de Arapiraca – que foi inaugurado em 2011, no bairro Baixa Grande – é o primeiro estabelecimento público do gênero no Brasil e ligado ao Sistema Único de Saúde (SUS), para o atendimento a crianças com autismo.
O espaço é dotado de modernas instalações em ambiente climatizado, e os profissionais trabalham com o Sistema de Comunicação pela Troca de Figuras (Picturing Exchanging Communication System), entre outras atividades lúdicas e especializadas no tratamento dos autistas.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3OBITUÁRIO
Fotógrafo e influenciador Guga Regis morre aos 27 anos vítima de câncer
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió