Cidades
Já! Arapiraca contempla novos serviços de atendimento ao cidadão
Com serviços de órgãos como a Casal, Procon, Eletrobrás, Detran, AL Previdência e Instituto de Identificação, a Central de Atendimento Já! de Arapiraca passa agora a contar com os serviços da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEMARH) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
A ação tem o intuito de diminuir a informalidade nas perfurações de poços artesianos e irregularidades com outorgas de águas na região agreste do estado. Na última terça-feira (31), representantes do Governo do Estado e da prefeitura de Arapiraca apresentaram a população arapiraquense o novo serviço, que contará com dois guichês de pronto atendimento aos cidadãos.
Atualmente, existem nove Centrais de Atendimento em funcionamento em Alagoas, sendo quatro localizadas na capital e cinco distribuídas no interior do estado. Arapiraca representa 19% do atendimento no estado, com média de 77.709 atendimentos realizados ao longo de 2014. Somente na unidade Arapiraca, cerca de 700 atendimentos são realizados diariamente.
Descentralização
Presente na solenidade, o secretário de estado de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, frisou a participação da Seplag e a importância do avanço que essa ocasião representa.
“Por meio da Central de Atendimento Já!, a Secretaria de Planejamento e Gestão chega mais perto da população de Arapiraca. Esta ampliação de serviços é uma forma democrática de descentralização. O cidadão encontra, em sua própria região os órgãos e os serviços que fortalecem sua cidadania. Esta é a visão que o governador Renan Filho tem, de fazer com que a população seja assistida pelo poder público com mais eficiência”, disse o secretário, acrescentando que, prestes a alcançar os cem primeiros dias de gestão, o governador e toda a sua equipe já dão provas de um trabalho voltado para a valorização do servidor e da população.
O secretário de estado de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Alexandre Ayres, sublinhou a carência da prestação desse tipo de serviço para a população em gestões anteriores. “Com a insatisfação dos arapiraquenses, a informalidade foi uma das saídas que os cidadãos e empreendedores encontraram para resolver questões referentes aos poços artesianos e as perfurações, que acabaram prejudicando os lençóis freáticos da região”, observou.
Ayres pontuou ainda a importância dos novos serviços prestados à população de Arapiraca. “É imprescindível a regularização das outorgas, principalmente para que tenhamos conhecimento do mapa hidrográfico do Estado”, destacou.
Segundo o gestor, uma campanha de conscientização em grande escala para incentivar a legalização das outorgas e o correto uso da água da bacia hidrográfica será realizada com a implantação do novo serviço na unidade Já! Arapiraca. A intenção é alertar a população e evitar uma crise hídrica na região.
O diretor do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Gustavo Lopes, também destacou os benefícios ao cidadão arapiraquense com a nova oferta de serviços. “Essa descentralização é importante no contexto de atender a população com mais rapidez”, disse.
Autoridades como o vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, também prestigiaram a ocasião, que refletiu um avanço para o interior de Alagoas.
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