Geral

Ações integradas beneficiam a população das bases comunitárias

28/03/2015
Ações integradas beneficiam a população das bases comunitárias

Atividades nas bases comunitárias têm sido uma atração a parte para as localidades. (Foto: Thiago Sampaio)

Atividades nas bases comunitárias têm sido uma atração a parte para as localidades. (Foto: Thiago Sampaio)

  O programa das bases comunitárias foi idealizado pelo governador Renan Filho com o propósito de aproximar as ações de diversas áreas, para a população que mais precisa daquela prestação de serviço. Nesta quinta-feira (26), secretários de Estado, técnicos e oficiais da segurança pública se reuniram para alinhar ações, rever a programação e inseri-las no sistema de cadastramento das atividades em andamento.
A secretária adjunta de Estado do Esporte, Cláudia Petuba, falou de como vem sendo importante a presença da polícia, mostrando um lado preventivo e pacificador, que vai muito além da conduta repressiva. “Estou muito feliz com o que estou vendo, quando vou conversar com cada um dos participantes das seis bases. A polícia está sendo muito acolhedora e pacificadora. Ela interage com a comunidade, se preocupa em prevenir, integrar as pessoas no processo de segurança,” comentou Petuba.
Para o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, a grande finalidade das bases comunitárias é aproximar as ações públicas da população em todos os segmentos, como as atividades que possibilitam gerar emprego e renda.
“Nosso órgão participa com o ônibus do trabalho e emprego, abrangendo aquela comunidade, que faz parte da base. Lá, eles podem tirar a carteira de trabalho, dar entrada ao seguro desemprego e ter acesso ao Sistema Nacional de Emprego [Sine]. Quando o ônibus vai à ação, a procura pelos serviços, aumenta. E assim, a comunidade conhece todos os outros serviços, que o estado está levando. Também temos a intenção de possibilitar a realização dos cursos de informática, em parceria com a Microsoft e de atendimento em restaurantes e lanchonetes, em parceria com a Ticket,” ressaltou o secretário.
Algumas bases já estão mais evoluídas do que as outras. Segundo a secretária Cláudia Petuba, até premiação já está acontecendo. “No próximo domingo, 30 crianças que tiveram bom comportamento, da base comunitária do Jacintinho, vão ser levadas para o jogo, no Estádio Rei Pelé. Vão fazer o tour, entrar em capo com os jogadores. É gratificante vê crianças de 7 a 10 anos, firmando compromissos de civilidade, como, cuidar na praça, ajudar a desenvolver o Estado e se dedicar aos estudos, pra construir uma nova sociedade, ”fala emocionada.
Ao final dos 100 dias de governo, uma apresentação com o balanço das ações executadas será apresentada ao governador.