Cidades
Arapiraca: Secretária Myrka Lúcio recebe Prêmio Selma Bandeira
A noite desta quinta-feira (26) era delas: das 17 mulheres homenageadas na 5ª edição do Prêmio Selma Bandeira, ocorrido no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), em Maceió.
De alguma forma, em seus respectivos segmentos executivos, judiciários, comunicacionais e culturais, as figuras femininas que ali estavam se destacaram com seu afinco, zelo no trabalho e compromisso com uma Alagoas melhor.
Representando a cidade de Arapiraca, a secretária Municipal de Indústria Comércio e Serviços (Semics), Myrka Lúcio, foi agraciada com o prêmio, na categoria “Indústria e Comércio”, pelo que vem fazendo na qualificação profissional de milhares de jovens e adultos, bem como na geração crescente de emprego.
Acompanhada de familiares e do vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, ela recebeu a honraria, cujo intuito é reconhecer e incentivar o avanço das mulheres alagoanas em papéis de destaque na sociedade.
Na cerimônia, organizada pela Eventur’s, houve o canto dos hinos Nacional e de Alagoas, por Igbonam Rocha, e o testemunho do secretário de Estado de Comunicação, Ênio Lins, a respeito da deputada Selma Bandeira, médica e militante política participou da criação do que se conhece por Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, ainda na década 1980.
“Minto sinto muito honrada com este prêmio, com a magnitude ética que ele representa. É a prova de que estamos no caminho certo do desenvolvimento, sendo eu apenas uma extensão do trabalho diário da prefeita Célia Rocha”, diz Lúcio, que recebeu a honraria das mãos do prefeito de Maceió, Rui Palmeira.
Reconhecimento
Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal, ela trabalhou na Unidade de Emergência Dr. Daniel Houly – a UE do Agreste –, em Arapiraca, e como assistente social na Prefeitura de Arapiraca, tendo implantado a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em 2005, tornando-se a primeira secretária.
Comandando agora a Semics, Myrka Lúcio, por sua vez, foi uma das mulheres que mais fizeram o desenvolvimento local fluir, ao lado de metas alcançadas junto à prefeita Célia Rocha.
Com o apoio e empenho da gestora, ela foi a “ponte” para a vinda da empresa AeC com o call Center, empregando diretamente mais de 1.200 arapiraquenses.
A secretária também lutou, mais uma vez ao lado de Célia Rocha, pela instalação do Polo de Madeira e Móveis Nascimento Leão (Polo Moveleiro), situado às margens da rodovia AL-220 na comunidade Lagoa do Capim, parte de convênio entre a Prefeitura, a Associação dos Moveleiros do Agreste (Amagre) e Governo do Estado.
Como outros destaques, ao longo da gestão, Lúcio esteve à frente das inaugurações da Casa do Empreendedor e da Casa Integrada do Trabalho, que abriga o Sistema Nacional de Emprego (Sine Arapiraca), Centro de Capacitação Profissional de Arapiraca (CCPAR), Programa Nacional de Acesso Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Programa de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (ACESSUAS).
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho