Geral

Programa Brasil Alfabetizado realiza sonhos e atinge 90% de aproveitamento

26/03/2015
Programa Brasil Alfabetizado realiza sonhos e atinge 90% de aproveitamento
Albetizados comemoraram o momento da certificação, considerado um sonho na vida dos participantes (Fotos: José Demétrio)

Albetizados comemoraram o momento da certificação, considerado um sonho na vida dos participantes (Fotos: José Demétrio)

Para alguns, foi a conclusão de um ciclo educacional. Para outros, o alcance de uma meta. Os 400 participantes do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) de São Miguel dos Campos e Boca da Mata presentes à Escola Estadual Ana Lins, em São Miguel dos Campos, nesta quarta-feira (25), foram unânimes ao afirmar que a certificação de conclusão do curso representa a realização de um sonho.
Com a presença de técnicos da Superintendência de Gestão do Sistema (Suges) da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), alfabetizados e alfabetizadores participaram da solenidade de certificação e comemoraram, com depoimentos sobre os trabalhos desenvolvidos nesta oitava etapa do programa na rede estadual.
Segundo a chefe do Núcleo de Gestão do Sistema da 2ª CRE e responsável pelo PBA naquela região, Eliane Rodrigues , no total foram oito coordenadores e 43 alfabetizadores nos dois municípios. Ela informa que outros municípios da região já estão com demanda aguardando a próxima etapa. “Temos uma grande demanda à espera da nona etapa. Em Anadia, por exemplo, já está tudo pronto”, adianta.
Para a coordenadora da 2ª CRE, Fabiana Rocha, a formatura, além de uma grande conquista, é um incentivo a novos participantes. “Este é um momento de grande valorização e oportunidade, tanto para quem está se formando hoje e que dará continuidade aos estudos, como para aqueles que ainda não aderiram, iniciarem na próxima etapa”, afirma.

Sonho realizado

Os alfabetizados presentes ao evento não esconderam a emoção pela conclusão deste ciclo de estudos. “Gosto muito de estudar, mas como sempre trabalhei no campo, nunca tive oportunidade. Não sabia ler, não sabia de nada. Agora eu e meu esposo, que também participou do programa, conseguimos realizar esse sonho, mas não queremos parar por aqui”, garantiu Marina da Conceição dos Santos, de Boca da Mata . Aos 57 anos, ela nunca teve a oportunidade de frequentar a sala de aula e hoje recebeu seu primeiro certificado.
Sonho compartilhado também pela alfabetizadora de dona Marina, Eliete dos Santos, que revela os desafios dos oito meses desta etapa, destacando, sobretudo, o desafio de motivar seus alunos.“Observar o desenvolvimento deles, neste espaço de tempo, foi surpreendente e gratificante demais. Também realizei um sonho: alfabetizar adultos”, declara.

Nova Etapa

A gestora do PBA em Alagoas e técnica da SEE, Adeilma Fonseca, comemora os 90% de aproveitamento deste ciclo e diz que a secretaria está pronta para a nona etapa do PBA desde o início deste ano, aguardando apenas a nova Resolução do Ministério da Educação (MEC) com a definição de critérios, direitos, deveres e atribuições dos entes executores.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. Observamos um grande avanço desde 2008, tanto no número de pessoas alfabetizadas em cada etapa, quanto no percentual dos que dão continuidade aos estudos na Educação para Jovens e Adultos, o EJA. Conseguimos fazer com que 11 mil alunos, alfabetizados nas etapas 6 e 7, fossem incluídos no EJA e seguissem com os estudos”, comemora.
Segundo o diretor de Articulação Institucional da SEE, Edivaldo Leite, com os resultados alcançados, aumentou a adesão ao programa. Ele informou que uma nova proposta para OFERTA foi apresentada essa semana ao secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.“Aproveitamos essa grande aceitação e demanda e apresentamos a proposta do Proeja FIC, que visa a certificação na modalidade fundamental”, afirma.
Nesta quinta-feira (26), mais 400 alfabetizados serão certificados pelo PBA em Pão de Açúcar (8ª CRE). A cerimônia será realizada no auditório João Lisboa, na Escola Bráulio Cavalcante, a partir das 10 horas.