Cidades
Primeira Infância: iniciada nova etapa para multiplicadores em Arapiraca
Nesta quinta-feira (26), foi iniciada mais uma etapa do Curso de Formação de Multiplicadores Agapi – Arapiraca Garante a Primeira Infância, voltado para profissionais de segmentos diversos.
O evento está em seu 3º módulo deste curso e vai até esta sexta (27), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), com palestras do psicoterapeuta e consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), Marcos Davi.
Neste primeiro dia da nova etapa, o mote foi voltado para os “Aspectos Ampliados da Assistência ao Puerpério”. Nas anteriores, foram discutidos amamentação e pré-natal.
Estavam presentes enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, professores, farmacêuticos, médicos, assistentes sociais e nutricionistas das Unidades de Saúde Básicas (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Educação Infantil (CEI), as conhecidas creches municipais.
O especialista Marcos Davi enfatizou que a mãe neste período pós-parto – chamado de puerpério – deve receber tanta atenção quando o bebê, pois quadros depressivos podem aparecer e os profissionais têm que estar a par da situação para ajudar no acolhimento.
Segundo a secretária Municipal de Planejamento, uma das maiores preocupações da prefeita Célia Rocha é com esses primeiros anos de vida dos arapiraquenses.
“E estas capacitações em parcerias com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, uma das maiores autoridades no país em se tratando de primeira infância, são de grande valia para os nossos profissionais do município poderem dar uma assistência adequada a todos”, diz.
Na etapa anterior do curso, foi levantado um panorama dos 10 territórios onde o Agapi atua, nos bairros Manoel Teles, Canaã, Canafístula, Pau d’Arco, Carrasco, Jardim das Paineiras, Bom Sucesso e Planalto e nos 1º e 3º Centros de Saúde.
Até o fim do ano, o Agapi estará realizando mensalmente palestras com temáticas como esta. A próxima será já nos dias 27 e 28 de abril.
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho