Geral

PF apreende 2,3 toneladas de queijos impróprios para consumo em Arapiraca

20/03/2015
PF apreende 2,3 toneladas de queijos impróprios para consumo em Arapiraca
Foto: RBS

Foto: RBS

A Polícia Federal de Alagoas apreendeu durante uma operação, desencadeada em Arapiraca, pelo menos 2,3 toneladas de queijos e 370 Kg de manteiga impróprios para consumo humano. A ação policial tem o objetivo de coibir o comércio de queijos adulterados em toda a região do agreste, bem como a falsificação de selo de inspeção do Ministério da Agricultura.

A operação conta com o apoio da Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas e da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Arapiraca.

Segundo a PF, o proprietário de uma distribuidora de queijos da região foi preso e será autuado em flagrante pelos crimes de adulteração de produtos alimentícios e pela falsificação de selo público. Ele pode pegar entre 6 e 16 anos de reclusão.

Na distribuidora, os agentes da PF apreenderam aproximadamente 2,3 toneladas de queijos e 370 Kg de manteiga, considerados inadequados para o consumo humano. Os alimentos serão retirados do local e devem ser destruídos posteriormente.

Após o flagrante de irregularidades, a Vigilância Sanitária interditará a distribuidora, uma vez que os produtos eram manipulados em condições totalmente inadequadas de higiene.

A PF explica que o inquérito policial teve início em novembro de 2014 e a investigação terá continuidade até que sejam identificados os fornecedores dos queijos e manteiga, bem como os estabelecimentos ( pizzarias, restaurantes, mercadinhos, padarias e lanchonetes) que comercializavam indevidamente os produtos. Todos poderão ser indiciados por vender produtos alimentícios adulterados, estando sujeitos à pena de 4 a 8 anos de reclusão.

 Fonte: Redação com Ascom PF