Geral

Helvio Auto implementa ações do Programa Nacional de Segurança ao Paciente

19/03/2015
Helvio Auto implementa ações do Programa Nacional de Segurança ao Paciente
Pulseira identificadora adotada pelo Hospital Helvio Auto que segue práticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para segurança total do paciente (Foto: Ana Paula Tenório)

Pulseira identificadora adotada pelo Hospital Helvio Auto que segue práticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde para segurança total do paciente (Foto: Ana Paula Tenório)

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade de saúde da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realiza adequações para adotar medidas de assistência segura aos pacientes.
A medida visa seguir em sua totalidade as regras da portaria nº 529, do Ministério da Saúde, que institui o Programa Nacional de Segurança ao Paciente (PNSP).
A assistência segura do paciente consiste na implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente na organização e gestão de serviços de saúde, por meio da implantação da gestão de risco e de Núcleos de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde.
A portaria é válida para todas as instituições de Saúde da rede pública e privada.
Com o intuito de minimizar qualquer risco para o paciente dentro da instituição, a Gerência de Risco do Hospital Helvio Auto vem desenvolvendo os dez passos para segurança do paciente adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O primeiro passo já foi realizado com a padronização da identificação dos pacientes.
Quando chega ao Hospital Helvio Auto e passa pela consulta no Pronto Atendimento e segue para internação, o paciente recebe o kit para internação e uma pulseira identificadora é colocada em seu braço, contendo dados como nome completo sem abreviações, número de registro no prontuário e a data de nascimento. Para bebês e crianças internas, a pulseira traz o número do registro do prontuário, o nome da mãe e o nome da criança.
Segundo Adriana Cavalcante, gerente de Risco do hospital, o emprego da pulseira de identificação é essencial para garantir a segurança e qualidade da assistência nas instituições de saúde, pois previne erros humanos e reduz os riscos para o paciente.

Risco identificado

Outra forma de prevenir eventuais riscos ao paciente é pré-identificando suas necessidades ou problemas de saúde pela cor utilizada em pulseirinhas de identificação de risco. O Hospital Helvio Auto já fez o pedido e está aguardando a chegada das pulseiras que apontam riscos pela cor, como: paciente com DIABETES, paciente hipertenso, paciente com risco de queda (pelo estado clínico) e paciente alérgico. Desta forma o profissional de saúde saberá identificar mais rapidamente e com mais precisão o estado do paciente e a qual risco ele está mais exposto.