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Governo define demandas tecnológicas para ações em bases comunitárias

18/03/2015
Governo define demandas tecnológicas para ações em bases comunitárias
Projeto tecnológico das bases comunitárias foi definido na terça-feira (17) em reunião técnica entre a Defesa Social, o Itec e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) (Fotos: Divulgação e Ascom Itec)

Projeto tecnológico das bases comunitárias foi definido na terça-feira (17) em reunião técnica entre a Defesa Social, o Itec e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) (Fotos: Divulgação e Ascom Itec)

Ampliar o diálogo com a comunidade e dar transparência aos projetos e ações previstas é o foco das ferramentas tecnológicas que serão desenvolvidas pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) para as bases comunitárias.
O site com notícias atualizadas e cronograma das ações é o primeiro produto que deverá ser entregue, seguido de um sistema interativo integrado ao site para que a comunidade expresse suas necessidades, uma ferramenta de monitoramento das ações, um aplicativo móvel e a integração das bases comunitárias com a Infovia estadual para fornecimento de internet e acesso mais rápido ao parque tecnológico do Governo.
As ações tecnológicas serão desenvolvidas em caráter emergencial e serão entregues em blocos. “Inicialmente, o Itec fará um levantamento dos links da Infovia para saber se há algum próximo a uma das seis bases comunitárias existentes, em caso afirmativo o link será ativado, em caso negativo será necessário criar um novo link”, informa o diretor de Infraestrutura e Operações do Itec, Alberto Paes.
A primeira versão do site está prevista para ser entregue no início de abril, mas ele será constantemente melhorado conforme forem sendo criados os sistemas que integrarão o portal. As definições do site serão repassadas ao Itec pela Secretaria de Estado da Defesa Social.
“Temos seis bases comunitárias atualmente, mas a previsão é de termos 12 bases em seis meses e ampliar ainda mais posteriormente. O projeto envolve todas as áreas do governo, não só a segurança, como a educação, a assistência social, e também a tecnologia que tem um papel fundamental no processo de integração dessas bases comunitárias. As bases estão instaladas em lugares de vulnerabilidade social e é uma ferramenta eficaz de melhoria na qualidade de vida dessas comunidades e diminuição da criminalidade”, explica o coordenador estadual da Polícia Comunitária, major Alexandre Costa.
O projeto tecnológico das bases comunitárias foi definido na terça-feira (17) em reunião técnica entre a Defesa Social, o Itec e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Em reunião, o major Alexandre explicou o plano de 100 dias das bases comunitárias e definiu as prioridades de ação.