Geral
Revitalização da pesca e da aquicultura vai beneficiar mais de 40 mil pescadores


Fortalecimento das cadeias produtivas de ostras depuradas e da psicultura está entre as prioridades das ações do Estado para o setor (Fotos: Maria Barreiros – Arquivo)
Promover a revitalização da pesca e da aquicultura é o propósito da reunião setorial que o governo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), realiza na próxima segunda-feira (23), a partir das 9 horas, na sede da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), no bairro Vergel do Lago, em Maceió.
No centro da discussão, está o fortalecimento das cadeias produtivas (peixe, crustáceos, sururu, ostras depuradas e jacaré, dentre outras) ligadas ao setor que mobiliza 40 mil pescadores artesanais e aquicultores familiares distribuídos em 43 colônias em 37 municípios. Dados da Fepeal apontam que, só em Maceió e municípios circunvizinhos, mais de 15 mil pessoas sobrevivem da atividade no complexo lagunar Mundaú/ Manguaba.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, além da pesca artesanal, a aquicultura vem se destacando como uma opção para produção de pescado. “Neste sentido, o Governo de Alagoas vem impulsionando a geração de emprego e renda, atendendo mais 300 famílias carentes que fazem parte do programa de criação de peixes em módulos de tanque rede e viveiro. O diálogo com o setor está aberto”, destacou.
O incentivo da Seapa faz a doação, mensalmente, de 100 mil alevinos às comunidades que são produzidos nas estações de piscicultura da secretaria nos municípios de Rio Largo e de Piranhas.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
4TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos