Cidades
Arapiraca recebe seu I Congresso de Urgência e Emergência
Dar uma assistência mais humanizada aos enfermos. Com este objetivo, os alunos do 5º período do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) idealizaram um evento que aliasse trabalhos acadêmicos com novas perspectivas de ensino.
Durante estas sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), está acontecendo o “I Congresso de Urgência e Emergência: Interface Multiprofissional Para uma Qualidade Assistencial”, no Planetário Digital Municipal, situado no Lago da Perucaba.
Com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, mais de 250 estudantes de Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem puderam expor no local 11 trabalhos e assistir a dezenas de palestras com os maiores especialistas na área do país.
Foram inscritos alunos de diversas universidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Maceió, Pernambuco e até Minas Gerais.
“Vislumbramos a possibilidade de fazer este evento aqui em Arapiraca pelos altos índices de acidentes automobilísticos, sobretudo envolvendo motos. Deste modo, os estudantes e os profissionais têm que se reciclar sempre para humanizar ainda mais a assistência dada no dia a dia”, pontua Ailton Nascimento, um dos organizadores do congresso.
Na programação, palestrantes e conferencistas que trataram sobre temas como Síndrome Compartimental; Trauma Vertebro-Medular; Abordagem e Conduta Frente aos Traumas Faciais; Novas Diretrizes de Reanimação Cardiorrespiratórias; Emergência Cardíaca; Assistência aos Grande Queimados; entre outros.
“Esta, decerto, é uma oportunidade única de aprender mais, visto que Arapiraca é uma macrorregião que atende a milhares de pessoas todos dias”, pontua Reinaldo Faiçal Macedo Vieira, de 24 anos, estudante do 9º período de Enfermagem do Cesmac Palmeira dos Índios.
Patrocinadores, como o Grupo Coringa, Vale Dourado, Popular Alimentos e outros vários, acreditam que encontros como este podem avançar ainda mais na qualidade dos serviços de saúde tanto em Arapiraca como no estado alagoano. Durante o evento, houve vendas de livros sobre as áreas abordadas.
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho