Geral

Observatório Astronômico do Cepa inicia atividades de núcleos de pesquisa

14/03/2015
Observatório Astronômico do Cepa inicia atividades de núcleos de pesquisa
Monitoramento de chuva de meteoro poderá ser feito. (Foto: G1)

Monitoramento de chuva de meteoro poderá ser feito. (Foto: G1)

O Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), iniciou nesta sexta-feira (13), as atividades de seu núcleo de pesquisas. As atividades do núcleo serão relacionadas a pesquisas e estudos na área de astronomia e são voltadas ao público que já frequenta o observatório e comunidade em geral.
A primeira palestra do núcleo foi ministrada por José Cláudio da Silva Junior, acadêmico de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), acerca do monitoramento e compreensão dos meteoros. Já no sábado (14), será realizado curso de construção de telescópios newtonianos.
O coordenador do observatório, Adriano Aubert, informa que o núcleo será composto por vários segmentos. “Estamos instalando no observatório uma estação de monitoramento de meteoros e integraremos a Bramon, a rede brasileira de observação de meteoros. Também teremos núcleos de estrelas variadas, telescópios, estrelas duplas e outras temáticas ligadas à astronomia. Estudantes de graduação e pessoas em geral que tenham interesse no assunto podem participar”, explica Aubert.

Iniciação Científica – O observatório também está com inscrições abertas para o seu programa de Iniciação Científica em Astronomia (Inicia). O cadastro pode ser feito até o dia 20 na sede do observatório.
O Inicia é um programa educacional que desenvolve atividades em pesquisas acadêmicas. Os contemplados são os estudantes do ensino médio da rede pública estadual. A oportunidade expande o conhecimento do aluno em projetos científicos na área de astronomia.