Cidades
Prefeito sanciona lei que cria Distrito Industrial em Atalaia
O prefeito de Atalaia, José Lopes de Albuquerque – Zé do Pedrinho, sancionou, na manhã desta quinta-feira (12), a Lei de nº1059/2015, que cria e dá regramento ao Distrito Industrial do município. O projeto de Lei foi aprovado na sessão da última terça-feira (10), com onze votos favoráveis. Os Vereadores Fernando Vigário (PSL) e Michelle Oliveira (PTB), apresentaram justificativas para a ausência no plenário e se abstiveram da votação.
De acordo com o Prefeito, esse é um passo importante para promover o desenvolvimento da economia, aumentando a oferta de emprego e renda à população. “Temos a Lei sancionada, e daremos continuidade para vencer todos os entraves burocráticos o mais rápido possível, para tornar realidade o Distrito Industrial Nova Atalaia”, afirmou.
De acordo com o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Thyago Tenório, o Distrito possuirá uma área de 44,13 hectares e será instalado às margens da BR316 no povoado Boca da Mata. “O próximo passo é encaminhar uma solicitação de emissão de posse do terreno ao Juiz responsável pelo processo de massa falida do Grupo João Lyra, para então, dar início às vendas com incentivos aos empresários interessados”, explicou.
A partir da construção, estima-se que centenas de atalaienses serão empregados, já que o município será responsável por executar as obras de infraestrutura básicas como: Abertura de ruas, instalação de rede elétrica e hidráulica, entre outros. E, além disso, a Lei prevê que 70% dos empregados sejam obrigatoriamente atalaienses, o que garantirá o aquecimento da economia do município. “Ao longo dos últimos anos, o município tem enfrentado grandes perdas. Além das usinas e indústria da região fecharem as portas, filhos da terra estão se arriscando e indo para outras cidades ou Estados, em busca de novas oportunidades. O Distrito irá atrair indústrias dos mais diversos setores, e irá promover o desenvolvimento da região com a abertura de muitas oportunidades de trabalho”, reforçou o Prefeito Zé do Pedrinho.
Fábricas de alimentos e de painéis solares, além de outras grandes indústrias, já preencheram o protocolo de intenção que serão julgados e analisados em conselho e, se concedidos, receberão o terreno para sua instalação. O projeto contará com o apoio do Governo do Estado, SUDENE e Banco do Nordeste.
Mais lidas
-
1INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4AUTOMÓVEL
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho