Geral
Dia do Artesão é comemorado com programação especial com atividades

Em homenagem ao Dia do Artesão, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), realiza, na próxima quinta-feira (19), uma série de atividades voltadas para a integração e troca de experiências entre os artesãos alagoanos.
O evento, que reunirá cerca de 200 profissionais, tem início às 14h, no Cinesystem Parque Shopping Maceió, localizado no bairro da Cruz das Almas. O evento é realizado em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Maceió e Parque Shopping.
Reconhecendo a contribuição dos artesãos para o processo de valorização da cultura alagoana, a programação será marcada por homenagens, exposição da artista Cida Vieira, artesã do município de Boca da Mata, e exibição de palestras com os temas “Manualidades e Artesanato”, ministrada pela arquiteta e urbanista Mirna Porto, e “Artesanato e Negócios”, com Francisco Baía. Para encerrar as atividades, o público poderá conferir ainda uma apresentação do mestre Nelson da Rabeca.
“Esta data já vem sendo comemorada há alguns anos e funciona como mais um momento de confraternizar e fortalecer nossa parceria com os artesãos, além de demonstrar nosso reconhecimento pelo trabalho de cada um”, afirma a diretora de Design e Artesanato da Sedetur, Daniela Vasconcelos.
Artesãos dos municípios de Capela, Coruripe, Penedo, Boca da Mata, Maceió e Marechal Deodoro são produtores das principais tipologias do nosso Estado: Filé, Bordado, Fibra de Ouricuri e Bananeira.
O governo de Alagoas, por meio da Diretoria de Design e Artesanato, vêm estimulando a importância da produção artesanal enquanto atividade econômica no Estado, emitindo a Carteira do Artesão, que atua como ferramenta facilitadora ao acesso dos trabalhadores a cursos de capacitação, feiras e eventos de comercialização e, principalmente, a inserção do ICMS na comercialização de produtos.
Com essas medidas, o futuro do artesanato alagoano se mostra promissor. No ano passado, o número de artesãos alagoanos cadastrados era de 11.600. Atualmente, são cerca de 12,460 mil profissionais, demonstrando o avanço em oportunidade de geração de trabalho e renda, transformação social e melhoria de vida.
Caminhão Itinerante – Para promover o incentivo à comercialização e o reconhecimento da produção genuinamente alagoana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo coordena diversas ações e programas.
Dentre os projetos, o caminhão loja “Alagoas à Mão Itinerante” atua como uma das principais vitrines do artesão. Destinado ao transporte das peças artesanais para feiras e eventos, o caminhão foi adquirido dentro do Programa Alagoas Tem pressa, em parceria com o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
Equipado com peças de tipologias variadas, o caminhão Alagoas à Mão já percorreu diversos municípios de Alagoas. Arapiraca, Batalha e Feliz Deserto são algumas das cidades onde o artesanato ganhou visibilidade.
Café com Arte – Desenvolvido pela Sedetur, em parceria com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), Sebrae, e a rede hoteleira do estado, o programa “Café Com Arte” atua na divulgação do artesanato alagoano durante os cafés da manhã de HOTÉIS, apresentando a produção local aos turistas que visitam Alagoas.
Com seis edições já realizadas, o desenvolvimento no ramo econômico alcançado no Café com Arte tem surpreendido. “Os resultados da última edição é prova de que o projeto é um sucesso também para a economia alagoana. Para nossa surpresa, os artesãos comercializaram 120 mil, somente em Maceió”, conta Daniela Vasconcelos.
Mais lidas
-
1PELO YOUTUBE
Reportagem de Wadson Correia desmascara esquema milionário e corrupção no PT Alagoas
-
2DESPEDIDA
Corpo de Juliana Marins é sepultado em Niterói após tragédia na Indonésia
-
3TRAGÉDIA NO INTERIOR
Menino de 3 anos morre afogado em piscina no dia do próprio aniversário em Girau do Ponciano
-
4LUTO
Vereador Kelmann Vieira lamenta morte de assessor encontrado dentro de carro em Maceió
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos