Geral

Cerest Estadual capacita técnicos municipais sobre identificação dos fatores de risco no ambiente de trabalho

11/03/2015
Cerest Estadual capacita técnicos municipais sobre identificação dos fatores de risco no ambiente de trabalho
Graça Cajueiro explanou sobre a política estadual da saúde do trabalhador. (Foto: Olival Santos)

Graça Cajueiro explanou sobre a política estadual da saúde do trabalhador. (Foto: Olival Santos)

  De Santana do Ipanema – Atualizar os técnicos municipais para identificar os fatores de risco no ambiente de trabalho. Com este propósito, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou, nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Santana do Ipanema, uma capacitação voltada para os municípios da IX e X Regiões de Saúde, que abrange 21 municípios.
No encontro, a técnica Graça Cajueiro, fez um relato sobre a Política Nacional em Saúde do Trabalhador, implantada em 2012 e tratou também da política estadual, que deu um novo norte ao trabalho realizado em Alagoas. Ela destacou a importância da notificação dos casos e a viabilização de ações voltadas para identificação desses acidentes, além de evidenciar a importância de desenvolver atividades preventivas e orientar os acidentados a procurarem a rede de saúde.
De acordo com Graça Cajueiro, desde 2013 o Cerest Estadual tem realizado oficinas nos municípios, orientando os profissionais sobre a necessidade de notificar os acidentes envolvendo a atividade laboral. O resultado tem sido positivo e alcançou 80%, mas há necessidade de chegar aos 100%, meta preconizada para este ano. Para isso, o Cerest Estadual está mobilizado e em contato constante com as coordenações do Cerest de cada região.
A coordenadora do Cerest de Santana do Ipanema, Sara Maria Silva, afirmou que houve um aumento das notificações de acidentes de trabalho partir de 2013, quando o centro começou a realizar as oficinas para os técnicos. “Antes havia muita subnotificação e, a partir de 2013, com a realização das capacitações, as ações se intensificaram e, atualmente, temos um aumento nas notificações e, consequentemente, o acesso dos acidentados aos serviços de saúde melhorou”, frisou.
Para alcançar essa meta, Sara Maria disse que foi necessário um trabalho conjunto da equipe do Cerest Regional com os técnicos dos 21 municípios que integram a IX e X Regiões de Saúde. Durante o trabalho foi evidenciada a importância de notificar os casos e realizar atividades de prevenção, destacando que os trabalhadores e proprietários das empresas devem investir em medidas que evitem os acidentes, a exemplo da aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

    Próximas Atualizações – Os encontros com os técnicos dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador terão continuidade. Nesta quinta-feira (12), no Centro de Referencia Integrado de Arapiraca (Cria), os técnicos do Cerest Estadual estarão atualizando os profissionais das VII e VIII Regiões de Saúde. No dia 17 deste mês, na sede do Cerest Estadual, no bairro Poço, em Maceió, a atualização será destinada aos técnicos municipais das I, IV e V Regiões de Saúde.