Geral

Cinco mil mudas de árvores foram distribuídas gratuitamente no Sertão

11/03/2015
Cinco mil mudas de árvores foram distribuídas gratuitamente no Sertão
É fácil encontrar o umbu no Semiárido alagoano. (Foto: Carolina Amorim/Cortesia)

É fácil encontrar o umbu no Semiárido alagoano. (Foto: Carolina Amorim/Cortesia)

Uma ação ambiental desenvolvida no município de Batalha tenta recompor a vegetação do Sertão alagoano. Cinco mil mudas de árvores estão sendo distribuídas gratuitamente pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), em parceria com a prefeitura.
Além de espécies como a craibeira e o umbu, também estão sendo disponibilizadas mudas de tamarindo e nim.
“São árvores nativas e espécies que se adaptaram bem ao clima seco do Sertão. Elas foram escolhidas pelo sombreamento que suas copas oferecem ao homem e aos animais no campo”, afirmou o secretário de Agricultura, Álvaro Vasconcelos.
Segundo o engenheiro agrônomo João Petrúcio Rodrigues, gerente do Parque de Exposições Maria Amaral e idealizador do projeto, as sementes usadas no projeto são colhidas nas comunidades locais.
“A germinação ocorre em um período de até dez dias após o plantio. As mudas são levadas para galpões existentes no próprio parque de exposições, que pertence ao Estado, onde ficam protegidas do sol forte pelo período de 60 a 90 dias. A partir desse momento, já com aproximadamente 50 cm, elas começam a ser distribuídas”, esclareceu João Rodrigues, lembrando que a vegetação nativa praticamente desapareceu na região.
De acordo com o gerente, as plantas são entregues nas comunidades rurais no início do período das chuvas. “É uma ação ambiental que vem dando resultados. Já chegamos a distribuir 20 mil mudas. Muitos moradores nos procuram querendo arborizar suas ruas. Damos toda a orientação para o plantio correto”, frisou Rodrigues.