Geral

UPA de Delmiro Gouveia atendeu quase 5 mil pessoas em três meses

09/03/2015
UPA de Delmiro Gouveia atendeu quase 5 mil pessoas em três meses
Unidade de Pronto Atendimento de Delmiro Gouveia: mais de 5 mil atendimentos até este mês de março (Foto: Ascom)

Unidade de Pronto Atendimento de Delmiro Gouveia: mais de 5 mil atendimentos até este mês de março (Foto: Ascom)

Desde janeiro até a primeira semana deste mês de março, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, já atendeuquase cinco mil pessoas.
A informação foi repassada pelo diretor-administrativo da unidade, Fernando Júnior, juntamente com o médico Dsorde Monteiro e da enfermeira Luana Flores.
A UPA de Delmiro Gouveia funciona com o apoio dos governos federal, municipal e estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).
A unidade conta 11 leitos para atendimentos de urgência e emergência.
De acordo com os dados repassados pela direção da UPA de Delmiro Gouveia, em janeiro foram realizados 1.967 atendimentos, enquanto no mês de fevereiro 1.872, e na primeira semana de março foram registrados mais de 600 atendimentos, totalizando 4.439 mil atendimentos em menos de três meses de funcionamento.
Segundo o diretor administrativo da UPA em Delmiro, Fernando Junior, a unidade dispõe atualmente de 20 técnicos de enfermagem, 11 enfermeiros, que trabalham com a equipe de médicos especializados no atendimento 24 horas, com serviços de qualidade e beneficiando milhares de pessoas de todo o Alto Sertão alagoano.
As UPAs funcionam 24 horas, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA oferece ainda estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.  Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.