Geral

Aos 80 anos, estudante da Uncisal desbrava o mundo virtual

08/03/2015
Aos 80 anos, estudante da Uncisal desbrava o mundo virtual
Dona Áurea Oliveira, estudante da Uncisal, é exemplo para todas as gerações com sua garra para vencer os obstáculos  (Foto: Gabriela Flores)

Dona Áurea Oliveira, estudante da Uncisal, é exemplo para todas as gerações com sua garra para vencer os obstáculos
(Foto: Gabriela Flores)

    Guerreira e sem medo de ser feliz. Assim é dona Áurea Oliveira que se constituiu em exemplo de garra e determinação. Com 80 anos de vida e de experiência, ela descobriu e provou que os limites se apresentam na vida para ser ultrapassados.
Depois de criar os filhos e acarinhar os netos, dona Áurea estava à beira de uma crise de depressão quando resolveu se matricular nas aulas de informática da Universidade Aberta à Terceira Idade (Uncisati), programa da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Sem sequer saber como se ligava um computador, dona Áurea aos poucos começou a desbravar e entender aquela máquina que tanto fascina as novas gerações. “Aos poucos aquele aparelho fascinante, porém totalmente desconhecido, começou a se tornar uma ferramenta para descobrir novos talentos”, diz a professora de informática da Uncisati, Vera Cavalcante.
Como prova de sua dedicação e de todo o fascínio que o mundo virtual provocou em dona Áurea, ela criou três blogues:  aureaasantosespiritas.blogspot.com.br ;  com mensagens positivas e de religiosidade ; aurea-musicasinesqueciveis.blogspot.com.br, que concentra músicas inesquecíveis e especiais e o  aurea-trabalhosmanuais.blogspot.com.br onde ela revela seu talento para o artesanato.

Sem medo

Ao se referir aos computadores, a aluna revela que na sua geração “as pessoas tinham medo dessas máquinas. Mas agora a coisa mudou, elas precisam aprender porque já virou uma necessidade. Ter um computador em casa hoje em dia é tão essencial como uma geladeira ou uma televisão”, explica.
Dona Áurea comenta que por intermédio do uso das redes sociais conversa com amigos e parentes. “Depois de concluir as tarefas domésticas me conecto no ‘face’ (Facebook)  e também no whatsapp”, revela dona Áurea.
Além de muito bate-papo, a nossa internauta utiliza a rede também para ouvir música e  conversar pelo skype. “Nunca estou só. É preciso que fique claro que não sou velha. Sou idosa”, completa a estudante de 80 anos.
Se considerarmos que o Facebook, por exemplo, fosse um país, seria o terceiro mais populoso do mundo e se observarmos que o twitter, até 2018 terá uma média de 400 milhões de usuários fica evidente que, para interagir com outras pessoas, quem estiver  ‘fora da rede’ ficará de fato limitado.
Segundo a professora de informática para pessoas da terceira idade, Vera Alves, “os idosos estão dando um novo perfil às redes sociais. Estar conectado passou a ser um elemento propulsor da qualidade de vida para as pessoas com mais de 50 anos”, afirmou a professora.