Geral

Tenente se especializa para trabalho na área de Inteligência da PM

08/03/2015
Policial H.L.B. é destaque em área essencial para a segurança pública: o Serviço de Inteligência

Policial H.L.B. é destaque em área essencial para a segurança pública: o Serviço de Inteligência

    A atividade de Inteligência na Polícia Militar é essencial para manter a segurança de informações e, naturalmente, é mantida em segredo. Em virtude disso, a policial entrevistada para a terceira matéria do Especial Semana da Mulher não terá sua identidade ou imagem reveladas, de maneira que se preserve um dos princípios da atividade de inteligência: o sigilo.
Na PM desde o ano de 2005, a tenente H.L.B., de 30 anos, se especializou para atuar na atividade de Inteligência, através do Curso de Inteligência em Segurança Pública (CISP), realizado pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em 2013, além do Curso de Operações de Inteligência em Segurança Pública (COISP), no mesmo ano, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia.
Após anos de experiência de rua, através de serviços prestados no 1º BPM, Batalhão de Eventos e Radiopatrulha, entre outras unidades operacionais, a oficial passou a integrar o efetivo do Setor de Inteligência da PM alagoana em 2013. “O interesse pela área de Inteligência surgiu já no início da carreira. Lembro-me de que as operações que contavam com um trabalho de inteligência anterior geralmente traziam um bom resultado e me despertava curiosidade em saber como aquele trabalho era feito, como se conseguia aquelas informações”, revelou.

“Nos cursos que realizei, passei a compreender os princípios que norteiam a atividade de Inteligência e a importância que ela tem para o trabalho das corporações”, completou a oficial.

A mulher na PM

Quando trabalhava nas ruas, H.L.B. recorda que, em algumas ocorrências, percebia uma certa resistência da sociedade pelo fato de ver uma mulher comandando uma guarnição. “Era como se as pessoas não tivessem a mesma confiança em uma policial mulher. Mas isso vem mudando ao longo do tempo e hoje acredito que a aceitação já é bem maior e a confiança também. A mulher vem conquistando o seu espaço, em todas as áreas, e na área da segurança pública não foi diferente”, analisa.
Para ela, a corporação também tem dado esse espaço, o que pode ser comprovado através da presença da mulher em todas as áreas da corporação. “Hoje temos mulheres nos batalhões de área, companhias destacadas, no Bope, na Cavalaria, no policiamento aéreo, nas bases comunitárias de segurança, em cargos, inclusive de comando, nas áreas da saúde, música, serviço social, entre outras. A presença da mulher em determinadas áreas, fato que já chegou a ser considerado inconcebível, hoje é aceito com naturalidade e isso é uma grande conquista, representa muito para nós mulheres e nos faz sentir orgulho da nossa própria história na sociedade”, completa H.L.B.