Geral

Estado busca soluções para viabilizar ampliação de plantas de fibra ótica

06/03/2015
Estado busca soluções para viabilizar ampliação de plantas de fibra ótica
No encontro, executivos da ZTT informaram que pretendem começar a fabricar cabos óticos no Estado ainda este ano, caso os impedimentos sejam resolvidos (Foto: Thales Henrique)

No encontro, executivos da ZTT informaram que pretendem começar a fabricar cabos óticos no Estado ainda este ano, caso os impedimentos sejam resolvidos (Foto: Thales Henrique)

  O secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, Pablo Viana e o adjunto da pasta, André Gusmão, reuniram-se, nesta sexta-feira (6) pela manhã, com o vice-presidente no Brasil da ZTT, multinacional chinesa, Qiu Peng Zuo, e os gerentes Rodolpho Freitas e Affonso Franw, para buscar soluções aos entraves que ainda impedem a ampliação de plantas em Alagoas da fábrica de fibra ótica. Com a operacionalização no Estado, será a primeira empresa da ZTT na América Latina e no Brasil, e a única no Nordeste no ramo.
No encontro, que teve a participação de representantes do Instituto de Tecnologia em Informação e Informática de Alagoas (Itec) e do Instituto Parque Tecnológico de Alagoas (Ictal), executivos da ZTT informaram que pretendem começar a fabricar cabos óticos no Estado ainda este ano, caso os impedimentos  sejam resolvidos.
A multinacional se compromete em utilizar a mão de obra de Alagoas, contribuir com a capacitação de técnicos em áreas específicas que serão primordiais para o desenvolvimento do projeto no Estado, além de desenvolver fornecedores locais.
Pablo Viana destacou que a nova gestão do Governo de Alagoas está totalmente empenhada em solucionar quaisquer gargalos que estejam atrapalhando a instalação e a operacionalização de empresas que contribuam efetivamente com o desenvolvimento sustentável do Estado. Garantiu que a Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e demais pastas estão trabalhando unidas e integradas para que todos os espaços sejam abertos aos empreendedores e investidores.
“O trabalho é de recuperação da confiabilidade do Estado para atração de novas empresas, para o fortalecimento das cadeias produtivas contribuindo com os  empreendimentos locais, o que passa por políticas públicas, visão e gestão estratégica, e força de vontade,  prioridades no governo de Renan Filho”, disse o secretário.
O trabalho da Secti visa, necessariamente, estabelecer parcerias alinhadas com um projeto de desenvolvimento sustentável para Alagoas, conclui Viana, afirmando que a reunião desta sexta serviu para deixar claro que há uma enorme receptividade do atual governo para os investidores que queiram contribuir  para modernizar nosso Estado.