Geral

Sistema prisional realiza curso de defesa pessoal para mulheres

06/03/2015
Sistema prisional realiza curso de defesa pessoal para mulheres

Instrutor adverte para reações durante situações de crise. (Foto: Allan Dias)

Instrutor adverte para reações durante situações de crise. (Foto: Allan Dias)

De 2 a 5 e de 9 a 12 de março, a sala de treinamento da Diretoria de Escola Penitenciária está recebendo uma turma muito especial. No local, está sendo realizado o curso de Defesa Pessoal para Mulheres, ofertado pela Superintendência de Administração Penitenciária (SAP) às servidoras de vários órgãos da segurança pública de Alagoas.
A capacitação tem carga horária total de 40 horas/aula, dividida em demonstração, prática individual e prática coletiva. O curso busca transmitir técnicas de condutas adequadas para defesa pessoal em situações de risco. Combate com faca, técnicas de controle, funcionamento e manejo de arma de fogo, são as disciplinas abordadas.
De acordo com Amanda Calheiros, diretora da Escola Penitenciária, a procura pelo curso vem sendo progressiva, pois as técnicas são de fácil aplicação. “Muitas vezes, em termos de força, as mulheres acabam perdendo para os homens. Por isso, tentamos passar para as servidoras métodos que possam ser usados para garantir a segurança delas, tanto no ambiente de trabalho quanto na rotina diária e isso vem atraindo as alunas”, explicou.
Cícero Vergetti, professor do curso e instrutor de defesa pessoal, afirmou que saber a maneira adequada de se comportar em situações de risco diminui as chances de danos mais graves. “Sempre tento explicar que a prevenção é muito importante para a defesa pessoal. Há situações em que realmente não vale a pena reagir, mas em outras, com a aplicação das técnicas de defesa pessoal, transtornos maiores podem ser evitados”, disse.
A perita criminal Bárbara Fonseca é uma das alunas da capacitação e ficou empolgada com o conteúdo ministrado. “O curso realmente me surpreendeu. Achei que iria ver algumas técnicas de difícil aplicação no dia a dia, mas foi o contrário. Os ensinamentos são bastante úteis”, destacou.