Brasil
Comitê Rio 2016 inclui Manaus entre cidades que podem sediar jogos de futebol

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 informou hoje (12) que acrescentou a cidade de Manaus à lista de capitais à disposição da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar os jogos da modalidade. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a região amazônica tem grande visibilidade internacional e que os jogos são do Brasil.
“Estamos encaminhando à Fifa a sugestão dessas cidades e agora aguardaremos”, disse Nuzman. Ele explicou que todas as federações esportivas participam da definição dos jogos a partir de sugestões encaminhadas pelo comitê.
Segundo Nuzman, é preciso aguardar a decisão da entidade para definir quais serão os custos com as sedes do torneio de futebol, que também poderá ter partidas disputadas em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e no Rio de Janeiro. “São os jogos do Brasil, e nada mais natural que se integre o país nos jogos.”
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, disse que a CBF vai trabalhar para que Manaus seja aceita como sede para o futebol. “Se o comitê está sugerindo essas cidades, teve razões comprovadas de que há fundamentação [na recomendação]”.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que deixar a cidade de fora da competição seria fugir de um emblema do país. “Vamos a várias embaixadas oferecer nosso centro de treinamento, e à Fifa, para esclarecer quaisquer dúvidas”, acrescentou o prefeito, lembrando que a cidade recebeu elogios da entidade após a Copa do Mundo.
O torneio masculino será disputado por 16 seleções, entre as quais já estão garantidas as do Brasil, que sedia o evento, e da Argentina, campeã sub-20. O feminino terá 12 equipes, que já incluem o Brasil e a Colômbia.
Para os homens, os jogos começarão em 4 de agosto e a final será disputada no dia 20 do mesmo mês. A competição feminina começa e termina um dia antes, em 3 e 19 de agosto.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos