Geral

Maceió: Saúde promove ação no Francês e Paripueira sobre perigo de álcool e direção

11/02/2015
Maceió: Saúde promove ação no Francês e Paripueira sobre perigo de álcool e direção
Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde estarão com campanha educativa no litoral Sul e Norte nestas quinta e sexta-feiras para conscientizar motoristas sobre perigo de álcool e direção  (Foto: Olival Santos)

Profissionais da Secretaria de Estado da Saúde estarão com campanha educativa no litoral Sul e Norte nestas quinta e sexta-feiras para conscientizar motoristas sobre perigo de álcool e direção
(Foto: Olival Santos)

Para orientar os condutores de veículos sobre os cuidados no trânsito durante o período de Carnaval, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) programou ações educativas nos litorais Norte e Sul do Estado. Na manhã desta quinta-feira (12), às 8h30, as atividades ocorrerão no trevo da Praia do Francês, na cidade de Marechal Deodoro, com o objetivo de alertar sobre o perigo da combinação álcool e direção.
Já na sexta-feira (13), também às 8h30, as atividades irão se concentrar na via principal de acesso à cidade de Paripueira. Nas duas localidades, a finalidade da gestão pública é, por meio da campanha “Carnaval é para curtir. Se beber, não vá dirigir”, conscientizar a população de que, para aproveitar a folia, existem outras opções que evitam a combinação álcool e direção e podem garantir um comportamento seguro no trânsito.
Isso porque, uma das formas de mobilizar a sociedade para o respeito às leis de trânsito e evitar acidentes é aquela máxima de “se beber, passe a chave ou pegue um táxi ou ônibus”. O alerta é do coordenador do Comitê Estadual de Trânsito da Sesau, Eloy Yanes. Ele informou que, apesar das mobilizações, os números ainda são preocupantes.
De acordo com o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do Hospital Geral do Estado (HGE), nos últimos cinco anos, o HGE atendeu mais de 600 vítimas de acidentes de trânsito no período do Carnaval. Apenas no ano passado, foram 41 casos de colisão, 22 de atropelamento, 18 de capotamento e 67 de acidente de moto.
“Respeitar as leis de trânsito, os limites de velocidade e não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem toda a diferença na hora de curtir o Carnaval com segurança”, pontuou Yanes. Ele destacou ainda a importância do respeito à Lei Seca e à consciência da diversão com responsabilidade para reduzir os acidentes de trânsito e, consequentemente, o número de internos no HGE e na Unidade de Emergência do Agreste.