Geral

Corregedoria e TJ vão implementar Programa Moradia Legal II

10/02/2015
Corregedoria e TJ vão implementar Programa Moradia Legal II

 Magistrados debatem sobre programa que prevê regularização de propriedades de pessoas de baixa renda

Magistrados debatem sobre programa que prevê regularização de propriedades de pessoas de baixa renda

O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Carlos Cavalcanti e o servidor Mário Daniel Peixoto Ramalho, bem como o magistrado Henrique Gomes e o secretário especial da Presidência, Nilo Brandão foram designados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Klever Rêgo Loureiro e pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luís, respectivamente, para compor um grupo de trabalho responsável pela avaliação do projeto que visa a implementação do Programa Moradia Legal II no Estado.
O grupo de trabalho tem realizado reuniões periódicas acerca do programa, que tem o objetivo de regularizar propriedades pertencentes a pessoas com baixa renda. Entre as ações propostas estão a avaliação de Provimentos da CGJ-AL acerca do programa, cujo primeiro é datado de 2005, época do então corregedor Washington Luís, além da realização de reuniões com representantes da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg) e com os coordenadores do “More Legal”, implementado pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul e pioneiro na matéria, a fim de que realizem reuniões junto ao Judiciário alagoano sobre a execução do projeto e os resultados obtidos.
“O que se objetiva com esse programa é retomar uma iniciativa da Corregedoria, desta feito em conjunto com a Presidência do TJ-AL, que possui um aspecto social muito relevante. A intenção é regularizar imóveis que pertencem a pessoas menos favorecidas economicamente, proporcionando as mesmas, o acesso aos serviços imobiliários. O Moradia Legal II será desenvolvido em vários municípios alagoanos, que serão escolhidos previamente”, explicou o juiz Carlos Cavalcanti.