Geral

IMA participa de simulado de acidente ambiental na praia do Sobral

09/02/2015
IMA participa de simulado de acidente ambiental na praia do Sobral

   IMG_0718 O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas participa amanhã (10) de um simulado de emergência no terminal marítimo da Braskem, na praia do Sobral, com objetivo de treinar equipes para agir em caso de acidente no mar e minimizar os impactos que possam existir. Em caso de um incidente desse tipo, o órgão é responsável por monitorar o cumprimento dos procedimentos adequados de segurança.
O simulado será feito com base em uma possível colisão entre um navio com o caís, no momento da atracação, e que terá como suposta consequência o vazamento de 20m³ de óleo lubrificante, além rompimento de um mangote com consecutivo vazamento de soda cáustica e o socorro a possíveis vítimas.
O simulado acontece uma vez por ano e segundo o diretor-presidente do IMA, “a participação do Instituto em qualquer ação preventiva é sempre válida e ajuda a preparar as equipes para agir de modo eficiente, caso haja algum tipo de acidente que cause graves danos. A Braskem é um parceira de longa data e esse simulado demonstra a preocupação ambiental que a empresa possui”, comentou.
Além da equipe do IMA, a simulação envolve também a Capitânia dos Portos de Alagoas (CPAL) e a empresa Hidroclean Proteção Ambiental.
Segundo informações da equipe da Braskem, o simulado de emergência atende à Resolução 398/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a qual dispõe o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual (PEI), criado para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, e que tenham origem em instalações portuárias. O simulado também cumpre as Normas Regulamentadoras nº 29 e nº 35, que orientam sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho.