Geral

Programa ‘IZP na Folia’ relembra os saudosos carnavais do passado

07/02/2015
Programa ‘IZP na Folia’ relembra os saudosos carnavais do passado
A magia dos Carnavais de outrora ainda fascina foliões. (Foto: Arquivo IZP)

A magia dos Carnavais de outrora ainda fascina foliões. (Foto: Arquivo IZP)

O ‘IZP na Folia’ desta segunda-feira (9) faz uma viagem no tempo e recorda os antigos carnavais. Marcos Guimarães conversa com o compositor Jucá Santos, o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima; o rádioator e folião, Cavalcanti Barros, e o cantor Marcos de Farias Costa.
A atração também faz um balanço das prévias de Carnaval que acontecem no final de semana, com o coordenador do Jaraguá Folia, Edilberto Ticianeli; o fundador do Pinto da Madrugada, Eduardo Lyra; e o diretor da Turma da Rolinha, Ivonilton Mendonça.
E o quadro “Alagoas de Tradições e Ritmos” homenageia os grandes maestros alagoanos. O programa é transmitido das 8h30 às 10h, em cadeia pelas rádios Educativa FM e Difusora AM.
Na última sexta (6), o ‘IZP na Folia’ esquentou as prévias carnavalescas de Maceió com muitos convidados. Participaram desta edição: Manuela Magalhães, do Bailinho do Cuscuz; Jurandir, do bloco Zona Postal; Samuel Delane, do Bloco do Prazer; Edneide Oliveira, do bloco Já Fui Bom Nisso e Ainda Sou; Moacyr Albuquerque, do Iate Clube Pajuçara; Edilton Dantas, do bloco Giz e Pós; Cadú Ávila, do bloco Sururu da Lama; Rose Mendonça, do Maracatu Baque Alagoano; Ronaldo de Andrade, do Filhinhos da Mamãe; tenente Marcionílio, do Bloco Vulcão; e Mauro Fabiani, dos Seresteiros da Pitanguinha.
O projeto quer dar visibilidade aos costumes e tradições do povo alagoano, envolvendo e incentivando a discussão para o fortalecimento do carnaval, e abrindo espaço para os músicos, compositores, produtores culturais, grupos e blocos carnavalescos da terra.
A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação. Mais informações sobre o projeto IZP na Folia no blog www.izpnafolia.com.br.