Geral
Programa Amigo Trabalhador será retomado beneficiando 8 mil trabalhadores

O programa Amigo Trabalhador será reativado, garantiu o secretário Rafael Brito, aos diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag/AL. Eles fizeram uma visita de cortesia à sede da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego e pediram ao órgão para viabilizar o projeto.
Brito explicou que o programa existe desde 2013 com previsão de beneficiar 8 mil pessoas por ano; mas até o final de 2014, somente 1,8 mil foram contempladas. 25 mil aguardam reativação.
“Quando chegamos a secretaria, não encontramos nenhum processo em andamento em relação ao programa, por isso vamos tentar uma parceria com o Fundo de Combate a Pobreza [Fecoep] para executá-lo”, disse o secretário.
O programa Amigo Trabalhador consiste em pagar uma bolsa de R$ 130,00 aos trabalhadores da cana de açúcar nos quatro meses de entressafra. Durante esse período, eles recebem cursos de capacitação e alfabetização preparando-os para o mercado de trabalho.
De acordo com o presidente da Fetag em Alagoas, Genivaldo Oliveira, existem 25 mil trabalhadores de cana de açúcar no Estado que esperam a reativação do programa.
“Apesar de ser um pequeno valor, mas ajuda bastante no momento em que o trabalhador está desempregado”, declarou.
Mais lidas
-
1ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista
-
2FOGO AMIGO
Presidente da Câmara de Palmeira dos Índios usou ex-presidente como bode expiatório para justificar contratações irregulares antes de firmar TAC
-
3ATENTADO
Ex-candidato a vereador pelo PT é um dos mortos no atentado a bala em Santana do Ipanema
-
4EXECUÇÃO
Homem é executado com tiros na cabeça depois de uma festa na zona rural de Palmeira dos Índios
-
5ACIDENTE
Vítimas fatais do grave acidente na AL-220 em São José da Tapera são identificadas