Artigos

Economia sem economês

07/02/2015
Economia sem  economês

Para se entender Economia, deve-se ressaltar alguns conceitos a fim de que haja o entendimento sobre a ciência severa da escassez. Por exemplo, o que são bens e serviços econômicos? Os bens têm forma física: carro, eletrodomésticos, computadores e, portanto, têm durabilidade bem maior. Enquanto os serviços, são estimados tempo menor com relação aos primeiros.
Nesse sentido, deve-se conceituar os fatores de produção a fim de entender a engrenagem econômica. São os recursos utilizados pela sociedade a fim de produzir bens e serviços. Capital, trabalho, mão de obra, recursos naturais (água/energia), tecnologia tradicional e/ou de ponta. Adicionados formar-se-ão os bens de acordo com a necessidades individuais/coletivas.
Por outro lado, existem aqueles responsáveis pela produção, isto é, os agentes que se envolvem com, a produção como um todo. São os indivíduos geradores da economia. Ou seja, empresários detêm capital/máquinas. Já os operários vendem suas forças de trabalho. No mundo globalizado cada vez que os operários se capacitam, nasce a possibilidade de serem melhor remunerados.
A demografia, por sua vez, estabelece os tipos de população envolvida no processo econômico. População dependente é aquela que ainda não tem condição de se envolver com a produção. É formada por adolescentes ( 14 anos) e os velhos com mais de 65 anos. A população Economicamente Ativa (PEA) é aquela que está apta para ser introduzida no mercado de trabalho.
Antes de se iniciar uma atividade econômica deve-se fazer quatro indagações: O que produzir? Bens ou serviços ( Cesmac/ Seune/Ufal). Dependente do capital a ser investido dá-se a produção. Como produzir? Que tipo de tecnologia a ser utilizada na fabricação de bens/serviços. Quanto produzir? A fim de evitar gastos. A quem produzir ? O público/alvo onde se observa a racionalidade econômica.
É importante procurar saber qual é o problema fundamental da economia. É a escassez de bens/serviços. Enquanto os recursos são limitados, as necessidades dos indivíduos são ilimitadas. A Economia equaciona essa realidade nos diversos mercados.
Recomenda-se conhecer os tipos de bens/serviços produzidos no sistema econômico. Por exemplo, o que são bens de capital ? São aqueles que maximizam o capital inicial. Carro, computadores. Bens intermediários – servem de insumos na fabricação do bem final. Petróleo, trigo, cimento/areia na construção civil. Bens complementares. São os que aumentam a utilidade individual e/ou coletiva. Feijão com arroz. Bens substitutos. São aqueles que podem ser trocados a fim de economizar no preço e melhorar a saúde. Remédio tradicional/genérico, Cerveja com álcool e sem. Bens privados são os que excluem na aquisição. Automóveis, por exemplo, depende de renda suficientemente para adquiri-lo. Enquanto os bens públicos incluem, ou seja, hospitais públicos, Ufal onde se verifica que todos têm acesso. Bens se luxo são aqueles descartáveis. Carro/uísque importados. No rol existem outros que podem ser descoberto dependendo da necessidade de cada indivíduo. Para se entender melhor, deve-se dividir a Economia: Setor Primário ( ag ricultura/pecuária), Setor Secundário ( a indústria em geral), e, finalmente, o Setor Terciário que é representado por bancos, comércio, turismo etc. Na fabricação utiliza-se os fluxos econômicos que serão definidos no próximo artigo. Organização: Francis Lawrence.