Geral

Estudantes visitam propriedades do APL Horticultura no Agreste

05/02/2015
Estudantes visitam propriedades do APL Horticultura no Agreste
Visita de estudantes é um meio de divulgar as ações do APL.  (Foto: Ascom Sedetur)

Visita de estudantes é um meio de divulgar as ações do APL.
(Foto: Ascom Sedetur)

O cultivo orgânico se apresenta como alternativa para melhorar a qualidade das hortaliças e ampliar o valor dos produtos. Esta semana, duas propriedades atendidas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Horticultura no Agreste, onde o modelo está em fase de implantação, receberam a visita de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), de Porto Real do Colégio.
Os alunos fazem parte do Pronatec e conheceram o trabalho de agricultores do município de São Sebastião. Na ocasião, eles puderam aprender sobre o controle de pragas, comercialização dos produtos e sistemas de adubação, como o Bokashi, uma técnica orgânica de origem japonesa.
A parceria entre o APL Horticultura, no Agreste, e o Senar já resultou em outras visitas. Anteriormente, estudantes das cidades de Limoeiro de Anadia e Feira Grande também puderam aprofundar as técnicas voltadas à horticultura. O trabalho pretende colocá-los em contato direto com os produtores rurais, ampliando o conhecimento aprendido nas salas de aula.
De acordo com o gestor do APL Horticultura, no Agreste, Humberto Sant’Anna, o encontro é uma forma de divulgar o arranjo, além de incentivar futuros trabalhadores rurais. “Por meio deste contato, podemos levar mais informações sobre o arranjo para todo o Estado e tornar a região um celeiro muito maior para novas formações. Desta forma, vamos expandir o conhecimento gerado a várias partes de Alagoas”, explica.
O APL Horticultura, no Agreste, faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais de Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae.