Cidades
Arapiraca sedia capacitação do Conagreste
Representando a prefeita Célia Rocha (PTB), que é presidente do Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Agreste (Conagreste), o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ivens Barboza, participou, nesta quarta-feira (4), de mais uma reunião com prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e Agricultura, entre outros gestores de 20 municípios integrantes do consórcio.
Dessa vez, foi iniciada a capacitação dos gestores com técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr) e da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente, que éá responsável pelo treinamento, que é uma das etapas da construção do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS).
A capacitação aconteceu no auditório da Casa da Cultura, e também contou com a presença do superintendente do Conagreste, Genaldo Barbosa; a diretora de Planejamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr), Elaine Melo, além de técnicos e ambientalistas da secretaria e da empresa Floram Engenharia e Meio Ambiente.
Ivens Barboza disse que a ação é coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, com apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e Ministério do Meio Ambiente.
“O treinamento antecede o diagnóstico, planejamento e execução do plano nos municípios que fazem parte do consórcio. Já começamos a percorrer os municípios com levantamentos técnicos acerca da destinação dos resíduos sólidos”, explicou Ivens Barboza.
Os gestores analisaram o novo prazo, estipulado pelo governo federal, por meio de Medida Provisória que prevê a conclusão dos aterros em todo o Brasil até o ano de 2019.
De acordo com o novo prazo, os municípios com até 50 mil habitantes terão, a partir de agora, o prazo máximo para construir os seus aterros sanitários até o ano de 2017.
A Medida Provisória selecionou os municípios por faixas de habitantes, a fim de facilitar a viabilização da obra, conforme o perfil de cada localidade.
De acordo com a diretora de Planejamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Elaine Melo, a região possui uma população estimada em 600 mil pessoas, que produzem a cada mês cerca de 500 toneladas de resíduos sólidos.
“Já começamos a etapa da capacitação, para em breve traçarmos o diagnóstico que será apresentado, individualmente, a cada prefeito ou prefeita a situação de cada município que está inserido no consórcio, que é o segundo maior de Alagoas, depois da capital”, explicou Elaine Melo.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho