Cidades
Estudantes de saúde visitam várias UBS de Arapiraca em encontro
O estudo in loco é uma das maneiras mais eficazes de aprendizado. Pensando nisto, estudantes de várias faculdades de ensino tiveram vivências únicas durante encontro do projeto Ver-SUS.
Com o empenho da prefeita Célia Rocha, a Prefeitura de Arapiraca acompanhou este encontro de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Ver-SUS), que durou uma semana e visitou diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Foram recebidos alunos das Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Universidade do Norte do Paraná (Unopar) seccional Alagoas, dos cursos de Nutrição, Assistência Social, Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, entre outros.
Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram um cordel que remetia ao SUS e suas diretrizes. Foi apresentado também um breve histórico da saúde no município e suas UBS, sob olhares da coordenadora da Atenção Básica, Rafaella Souza Alburquerque, a coordenadora da Promoção à Saúde, Ijoancira Rosa de Moura, e a apoiadora da humanização, Aline Oliveira Pedrosa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que salientaram este novo espaço de aprendizagem para os estudantes.
Eles, por sua vez, visitaram as UBS Batingas, UBS Pau d’Arco, UBS Carrasco, UBS 4º Centro, UBS Cacimbas, Espaço Trate, Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), Centro de Medicina Física e Reabilitação de Arapiraca (Cemfra), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), CAPS, Hospital Psiquiátrico e comunidades terapêuticas.
A prefeita Célia Rocha anunciou a ampliação dos serviços de saúde na cidade com a construção de novas UBS nos bairros e comunidades Bom Jardim, Canaã, Poção, João Paulo II, Senador Nilo Coelho, Arnon de Mello, Massaranduba, Verdes Campos, Capim e Vila Aparecida.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2INDÚSTRIA BÉLICA
Capital privado não 'está à altura' de sanar Avibras e Estado tem que agir rápido, diz analista
-
3FEMINÍCIDIO OU SUICÍDIO?
Defesa de PM contesta feminicídio e alega suicídio de esposa em hotel de Palmeira dos Índios
-
4
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem
-
5JORNADA DE TRABALHO
Fim da escala 6x1: 12 países que testaram com sucesso a redução na jornada de trabalho