Cidades

Recasa coloca Arapiraca como referência em Educação no Campo

03/02/2015
Recasa coloca Arapiraca como referência em Educação no Campo

recasaNeste fim de semana, o Centro de Apoio às Escolas do Campo, localizado no bairro Batingas, foi alvo de mais um evento de repercussão em Alagoas e outros estados do Nordeste.
Com o tema: “Formação de Educadores e Jovens em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável”, representantes da AAGRA/Rede de Educação Contextualizada (Recasa) reuniram educadores e jovens de organizações da sociedade civil organizada, com o objetivo de definir as estratégias de intervenção para Educação do Campo no Estado de Alagoas.
O público alvo também incluiu representantes do Poder Público da Região Agreste e do Semiárido alagoano.
Estiveram presentes todos os professores e voluntários da Escola Municipal Benjamin Felisberto da Silva.
A coordenadora e diretora do Centro de Apoio apresentaram a experiência da escola e, simultaneamente, aconteceu uma discussão reflexiva e impulsionada pela educadora Edinalva Pinheiro, demonstrando os avanços obtidos com a implantação da Educação do Campo nas escolas da rede municipal de ensino em Arapiraca.
Ela destacou o apoio da prefeita Célia Rocha (PTB) e das secretarias municipais de Educação e Agricultura, bem como da Federação das Associações de Moradores de Arapiraca (Facomar) e Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.
“Queremos muito discutir sobre a escolaridade do campo e sobre o modelo urbano, para que ele não seja colocado no campo de qualquer jeito. A Educação do Campo, nessa perspectiva, deve promover as condições necessárias para que homens, mulheres e crianças busquem a transformação dessas condições históricas e materiais num processo de reinvenção da sociedade”, frisou a professora Edinalva Pinheiro, citando o mestre Paulo Freire.