Geral

Operação integrada prende traficantes em Penedo

29/01/2015
Operação integrada prende traficantes em Penedo
Petrúcio Bispo dos Santos, 33 anos; Marciel Paulo de Lima, 23 anos e  Angélica dos Santos Silva, de 35 anos (FOTO: ASCOM/PC)

Petrúcio Bispo dos Santos, 33 anos; Marciel Paulo de Lima, 23 anos e Angélica dos Santos Silva, de 35 anos (FOTO: ASCOM/PC)

  Uma operação integrada das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (29), em Penedo, prendeu três pessoas envolvidas no tráfico de drogas, inclusive a chefe do comércio ilegal no bairro Santo Antônio, conhecido como “Barro Vermelho”. Esta é a segunda grande operação policial realizada na cidade pelas forças de segurança pública de Alagoas, coordenadas pela Secretaria de Estado da Defesa Social e da Ressocialização (Sedres).
Angélica dos Santos Silva, de 35 anos, assumiu o comando do tráfico na localidade Barro Vermelho, depois da prisão do marido, José Dalmir Neto, 30, que se encontra recolhido no presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.
Além dela, também foi preso Petrúcio Bispo dos Santos, 33 anos, tido como o braço armado do tráfico e que cometia homicídios e outros crimes a mando de Dalmir e de sua mulher Angélica. Ele seria também o segurança da traficante.
Petrúcio é ex-reeducando, tendo cumprindo pena de 10 anos no sistema prisional, por crimes de homicídio em Igreja Nova e Penedo.
O terceiro acusado foi preso após troca de tiros com os policiais, nua Rua D, da Vila Matias. Com Marciel Paulo de Lima, 23 anos, conhecido como “Paulinho”, a polícia encontrou droga e um revólver calibre 22. Ele foi ferido na perna direita, sendo inicialmente encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Penedo e, em seguida, transferido para a Unidade de Emergência do Agreste (UE), em Arapiraca.
Na residência de Angélica dos Santos, os policiais apreenderam grande quantidade de maconha prensada e crack, duas balanças de precisão, dois esmagadores de maconha e uma espingarda de ar-comprimido, como também um televisor LED, um home theater, aparelho de som, notebook, eletrônicos de última geração e R$ 670, em dinheiro.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, que coordenou a operação na cidade, os policiais cumpriram mandados expedidos pelo juiz 4ª Vara, Ygor Vieira de Figueiredo.
Ele adiantou que o trabalho foi desencadeado, após investigações que contaram com a ação do núcleo de inteligência. Revelou que, apesar de preso, José Dalmir Neto, ordenava a realização de crimes de dentro do sistema prisional.
“Vamos solicitar ao secretário Alfredo Gaspar de Mendonça a transferência de Dalmir para um presídio federal. Ele é um criminoso de alta periculosidade”, completou.
O diretor de Polícia Judiciária da Área 2 (DPJA-2), Mário Jorge Barros, agradeceu o apoio oferecido pela população de Penedo nas ações de combate ao crime. “Quero solicitar que todos continuem a colaborar pelo Disque Denúncia 181, pois essa colaboração é fundamental para que possamos oferecer mais segurança ao povo penedense”, frisou.
Os delegados regionais de Penedo, Rômulo Andrade, e de Arapiraca, Gustavo Xavier, também participaram da operação que mobilizou cerca de 30 policiais civis do Tigre (Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais), Asfixia, e militares – inclusive do Batalhão de Rádio Patrulha de Maceió, além de policiais rodoviários federais.