Geral

Feira dos Municípios mostra diversidade da cultura alagoana

26/01/2015
Feira dos Municípios mostra diversidade da cultura alagoana

Feira dos Municípios reune Alagoas no Centro de Convenções (Foto: Paulo Rios)

Feira dos Municípios reune Alagoas no Centro de Convenções (Foto: Paulo Rios)

  Na noite desta quinta-feira (22), teve início a 9ª edição da Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos. O evento tem como objetivo fomentar o comércio local durante a alta temporada turística, além de promover intercâmbio entre os municípios alagoanos e mostrar a diversidade sociocultural e artística do Estado. A entrada na Feira dos Municípios é gratuita e segue até o próximo domingo (25), das 16h às 22h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.
A atração conta com a tradicional exposição de artesanato e cultura dos municípios, além da realização de diversos eventos relacionados às cidades do Estado, como o 3º Congresso dos Municípios Alagoanos, a 2ª Mostra de Gastronomia Alagoana e a grande final do Caldeirão de Letras. As atividades criam oportunidades de negócios, divulga o Estado e gera emprego e renda para pequenos artesãos, empreendedores, associações e cooperativas.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas, afirmou que os grandes parceiros do desenvolvimento de Alagoas são os municípios. Na Feira, cerca de 60 cidades estão representadas nos estandes ou apresentando grupos folclóricos e culturais.
“Este evento é o grande momento de encontro dos municípios do Estado. É aqui que Alagoas se torna conhecida. É um momento para mostrar as belezas naturais e a riqueza artística e cultural que a nossa terra tem. Aqui estão representados os grupos folclóricos e de artesanato mais bem conceituados no Brasil”, afirmou Jorge Dantas.
O vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa, destacou que o evento é uma ótima iniciativa para que a cultura local seja difundida entre a população do Estado e visitantes. “Nesta época, todos vêm para a capital. Maceió é invadida por turistas. E não haveria uma oportunidade melhor para se mostrar as riquezas de Alagoas para pessoas de outras partes do país e do mundo. Este evento não se trata apenas de lazer e cultura, mas, também, de debates sobre políticas públicas de saúde, de gestão municipal e educação, para melhorar a ação do gestor público em cada município”, pontuou o vice-governador.
A 9ª Feira de Negócios dos Municípios Alagoanos é promovida pela AMA e pelo Instituto Brasileiro de Consultoria a Municípios (IBCOM), com o apoio do Sebrae em Alagoas, Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Banco do Nordeste, Correios, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE), Prefeitura de Maceió e Governo de Alagoas.

    Educação Empreendedora

O Sebrae em Alagoas estacionou seu escritório móvel no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso para apresentar aos gestores o conceito da educação empreendedora e o impacto que ela pode exercer nas gerações futuras. Um produto em especial, o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), voltado para o ensino fundamental, está recebendo grande atenção.
O objetivo da participação do Sebrae na Feira é conquistar os gestores municipais – prefeitos, secretários de educação e vereadores – para a realidade da educação empreendedora, que busca preparar os alunos para serem proativos, capazes de identificar e aproveitar oportunidades em situações desafiadoras. Para isso, o JEPP insere conceitos de empreendedorismo no currículo escolar das turmas do ensino fundamental.
Na abertura do evento, o diretor técnico do Sebrae em Alagoas, Ronaldo Moraes, destacou que a educação empreendedora é o foco principal da instituição na Feira dos Municípios, principalmente no fomento do JEPP para as prefeituras. “Esta é uma ação importantíssima para que cada vez mais pessoas empreendam dentro dos municípios e, pessoalmente, é importante para cada uma das crianças, pois elas descobrem desde cedo, que no futuro poderão abrir sua própria empresa, seu próprio negócio”, frisou o diretor.

    Congresso

O III Congresso dos Municípios Alagoanos iniciou na quinta-feira (22) e segue até esta sexta (23), paralelo a realização da Feira. O objetivo do evento é levar fóruns de discussões sobre os mais variados temas ligados à gestão pública dos municípios, além de palestras técnicas sobre temas específicos.
O congresso foi divido nos eixos: infraestrutura, institucional, finanças, administração e políticas públicas, saúde e educação. Temas como a situação financeira dos municípios, metas para a Educação Básica e os desafios do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo discutidos por nomes de relevância nacional, autoridades e especialistas locais.

 Caldeirão de Letras

O Caldeirão de Letras tem o intuito de incentivar a leitura entre os jovens e o conhecimento correto da ortografia. A gincana é uma competição entre os estudantes do ensino fundamental dos municípios e podem participar todos os que estiverem matriculados nas escolas municipais até o 9º ano. Os alunos participantes foram selecionados por meio das etapas regionais realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2014. A grande final da gincana será realizada no dia 25 de janeiro.