Política

Especialista em meio ambiente e recursos hídricos assume presidência do IMA

23/01/2015
Especialista em meio ambiente e recursos hídricos assume presidência do IMA

posse imaOs técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) receberam hoje (23) o seu novo diretor-presidente, Gustavo Lopes. O engenheiro civil, mestre em meio ambiente e recursos hídricos, foi nomeado para a direção do órgão responsável pela execução da política ambiental no estado. Entre as principais atividades desenvolvidas estão o monitoramento, a fiscalização, a educação ambiental, a análise de águas, o licenciamento, o reconhecimento de áreas legalmente protegidas, a coleta e catalogação de espécies da flora, entre outras.
A posse aconteceu em uma cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares, com a presença do governador Renan Filho (PMDB). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da quinta-feira (22).
O IMA é uma autarquia que desempenha o importante papel de conciliar o fundamental desenvolvimento socioeconômico com a preservação dos principais biomas do estado, Mata Atlântica e Caatinga, assim como seus ecossistemas. O órgão é responsável por tramitar os processos de licenciamento ambiental dos mais diversos empreendimentos, assim como o monitoramento e a fiscalização em todo o estado.
Entre outras importantes atividades estão as ações de educação ambiental; a coleta de amostras de água de 60 trechos da costa alagoana e a produção do relatório semanal de balneabilidade das praias; o reconhecimento e o monitoramento das Unidades de Conservação; e a identificação e catalogação de mais de 55 mil espécies da flora alagoana pelo Herbário MAC.
O novo diretor-presidente tem agora o desafio de reorganizar os setores do órgão e dar início ás atividades da nova gestão.
Gustavo Lopes é Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), possui Pós-Graduação em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (UNB).