Geral

Programa Vem Ver a Ver a Banda Tocar abre prévias carnavalescas com homenagem a Edécio Lopes

12/01/2015
Programa Vem Ver a Ver a Banda Tocar abre prévias carnavalescas com homenagem a Edécio Lopes

bandaedecio    A manhã de domingo começou animada na orla de Ponta Verde. Uma multidão tomou conta do “Espaço de Dança Geruza Malta” e não parou de dançar ao ritmo do frevo e das marchinhas de carnaval na abertura das prévias carnavalescas de Maceió.
Numa parceria entre os filhos do radialista, compositor e escritor Edécio Lopes, e a Polícia Militar, uma justa homenagem foi realizada no Programa Vem Ver a Banda Tocar. Diversas músicas de Edécio, como “Cidade Sorriso”, “Lembre de mim” e “Vou sair do mapa” que fizeram sucesso na década de 70, e desde então continuam sendo tocadas nos carnavais de Maceió, embalaram o saudosismo de muitos que acompanhavam o programa diário “Manhãs brasileiras”.
Segundo um dos filhos de Edécio, Dinho Vasconcelos, os eventos que a família organizava em homenagem ao pai ocorriam em local fechado, o que restringia o acesso do público, por isso era um anseio de todos ampliar a festa para o público em geral.
“Há tempos tínhamos vontade de firmar essa parceria com a banda de música da Polícia Militar, e hoje estamos concretizando essa união promovendo alegria e cultura para as pessoas. Nossa família está muito grata e emocionada pelo carinho que a PM e o povo tem demonstrado ao meu pai”, destacou.
Já o chefe da Assessoria de Comunicação da PM, tenente-coronel José Maxwell, um dos idealizadores do programa Vem Ver a Banda Tocar, ressaltou a importância da valorização de expoentes da cultura alagoana e o resgate da história do nosso estado.
“Nossa banda de música, cuja história se confunde no tempo com a própria história da Polícia Militar, e por que não com a história do nosso estado, tem essa nobre missão de resgatar e preservar a cultura alagoana. Nossas tradições precisam ser mantidas e repassadas às gerações futuras, para que possa também se perpetuar no tempo”, frisou Maxwell.

    Edécio Lopes

O saudoso radialista, compositor e escritor Edécio Lopes nasceu em 1933, em Apoti, município de Gloria do Goitá, Pernambuco, e era o filho mais velho de Severino Lopes e Almira de Melo Lopes. Veio pela primeira vez a Maceió na década de 50, tendo trabalhado em diversas rádios da capital das Alagoas, apresentando vários programas com atrações musicais, entrevistas e debates, sendo o mais famoso o programa Manhãs Brasileiras, apresentado por ele durante décadas.
Detentor de um conhecimento extraordinário sobre as composições musicais, Edécio Lopes era capaz de identificar nome, autor da composição e quem gravou grande parte das músicas existentes, sendo considerado uma verdadeira enciclopédia nessa modalidade do conhecimento.
O compositor Edécio Lopes era um entusiasta do frevo e do carnaval, tendo, inclusive, composto grandes sucessos, a exemplo do frevo “Cidade Sorriso” e “Vou sair do mapa”, as quais, ainda hoje, animam os bailes e o Carnaval de rua de Maceió.
Nos seus programas de rádio, o famoso radialista sempre veiculava, a partira do dia 2 de janeiro e até o carnaval, frevos e marchas antigas, inclusive tecendo muitos comentários sobre essas músicas, pois era um entusiasta dessa festa popular.

    Programa Vem Ver a Banda Tocar

O Programa Vem Ver a Banda Tocar existe na Polícia Militar de Alagoas desde 1999, por iniciativa do então tenente José Maxwell Santos, o qual, antes de fazer parte da referida corporação, integrava a Secretaria de Estado da Cultura, onde criou o Projeto Vem Ver a Banda Tocar, trazendo-o, posteriormente, para a PMAL, no comando do coronel Ronaldo dos Santos, no ano acima mencionado.
Desde então, o Programa Vem Ver a Banda Tocar vem fazendo suas apresentações na orla marítima de Maceió, aos domingos, a partir das 10h30min, com um repertório composto por músicas que atendem ao gosto popular, inclusive contemplando antigas músicas que fizeram sucesso, a exemplo das da Jovem Guarda.
Apresentado por músicos da Banda de Música da Polícia Militar de Alagoas, o Programa Vem Ver a Banda Tocar tem um público que contempla todas as gerações e já é considerado uma verdadeira atração turística em Maceió, capital das Alagoas.
A banda de música da Polícia Militar de Alagoas foi criada em 2 de junho de 1851 e, em 2012, foi tombada como patrimônio histórico, artístico e cultural imaterial do Estado. Conta em seus quadros com boa parte dos melhores músicos de Estado de Alagoas, tendo, inclusive participado e vencido um concurso de bandas, em fortaleza, capital do Ceará.
Seu repertório é vasto e contempla vários gêneros da música brasileira e internacional, contando, inclusive com cantores em seus quadros, nada ficando a dever às grandes big bandas show.