Geral

Programa Cata Mais será reativado, beneficiando cinco mil pessoas

08/01/2015
Programa Cata Mais será reativado, beneficiando cinco mil pessoas
ova lei de aterro sanitário estabelecida para as prefeituras servirá de parâmetro para trabalhadores melhorarem sua renda.  (Foto: Ascom)

ova lei de aterro sanitário estabelecida para as prefeituras servirá de parâmetro para trabalhadores melhorarem sua renda.
(Foto: Ascom)

   O  secretário do Trabalho, Emprego e Renda de Alagoas anuncia entre as medidas prioritárias para a Pasta a reativação do programa Cata Mais, um projeto abrangente de capacitação para a coleta seletiva de resíduos sólidos que vai beneficiar aproximadamente cinco mil pessoas. “Vamos aproveitar a nova lei de aterro sanitário estabelecida para as prefeituras e a partir dessa nova realidade esses trabalhadores possam também melhorar sua renda”, afirmou.
Outra medida anunciada como questão de urgência no “pacote” de implantação de programas que fortalecem a economia solidária é a “A Casa do Trabalhador Autônomo” que, segundo o secretário, deu certo em outras regiões do país e que, com algumas adaptações à realidade do  Estado, pode dar certo.
A criação do Programa Casa do Trabalhador Autônomo vai funcionar como Central de Prestação de Serviço de fácil acesso à população. O trabalhador, após a realização do cadastro no programa, contará com a divulgação dos seus serviços por meio da Secretaria do Trabalho, que fará a indicação através do site e de aplicativos para smartphone.
Para o secretário, o projeto inicialmente tratará da intermediação de mão de obra autônoma, mas se estenderá com capacitação e qualificação do serviço a ser oferecido.
“Esse programa será uma incubadora de pessoas, onde será ofertado para o cidadão que não possui as ferramentas adequadas para realizar seu trabalho a oportunidade de financiá-los, por meio do contato que vamos oferecer com a Agência de Fomento do Estado e, automaticamente, o cadastro no sistema da secretaria será feito e sua permanência estará assegurada por dois anos, tempo suficiente para que ele possa formar sua clientela e desenvolver seu negócio” explicou.