Geral

Renan Filho determina que PMs deixem gabinetes e voltem às ruas

06/01/2015
Renan Filho determina que PMs deixem gabinetes e voltem às ruas
Foto: Adailson Calheiros

Foto: Adailson Calheiros

O governador Renan Filhou determinou, em um dos primeiros decretos de seu mandato, que os policiais militares locados na Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Gabinete do vice-governador, Procuradoria-Geral de Justiça, Ministério Público e Prefeitura retornassem à corporação e voltassem a trabalhar nas ruas. A segurança dos órgãos será feita por 20 policiais e 323 voltarão a trabalhar em benefício da população.

“É de fundamental importância que os policiais militares voltem a sua atividade fim; e, deste modo, garantam verdadeiramente a segurança da população”, ressaltou o governador Renan Filho.

Em 2012, o defensor público Ricardo Melro entrou com uma ação pedindo o fim das Assessorias Militares. Houve movimentação popular para que os policiais exercessem sua função no policiamento ostensivo nas ruas, mas a liminar caiu. “Fico muito feliz com a decisão do governador Renan Filho, mostra a sintonia com a população e com a Defensoria Pública”, disse Ricardo Melro.

“Naquele momento em que fiz a ação, em 2012, as Assessorias Militares eram o terceiro maior batalhão do Estado. Lugar de policial é na rua, combatendo a criminalidade e defendendo a população. Renan Filho mostrou que se importa com o interesse público e respeita a Constituição Federal. Essa medida ainda serve de estímulo para a tropa combatente, que enquanto estava trocando tiro nas ruas, outros estavam na portaria de prédio público e recebendo gratificações”, ressaltou o defensor.

Segundo o planejamento da Polícia Militar, os 323 policiais serão remanejados para as seguintes unidades: 1º BPM (Vergel do Lago), 4º BPM (Farol), 5º BPM (Benedito Bentes), o 8º BPM (Rio Largo), o Batalhão de Eventos (Jacintinho) e o Batalhão de Guardas (Eustáquio Gomes) receberão o reforço. Já no interior, as unidades contempladas serão o 3º BPM (Arapiraca), a 1ª Companhia Independente (São Miguel dos Campos) e a 4ª Companhia Independente (Atalaia).

O policiamento no Sertão também será reforçado com 30 novos soldados formados no último dia 29 de dezembro. O 7º BPM (Santana do Ipanema), o 9º BPM (Delmiro Gouveia) e a Copes (Companhia de Operações Especiais do Sertão) contarão com o efetivo, possibilitando que os 102 municípios do Estado tenham cobertura policial, conforme determinado pelo governador Renan Filho.

Fonte: Agência Alagoas