Geral

Atendimento domiciliar auxilia qualidade da assistência no Hospital Geral do Estado

31/12/2014
Atendimento domiciliar auxilia qualidade da assistência no Hospital Geral do Estado
No último semestre foram mais de 500 pacientes cadastrados no SAD

No último semestre foram mais de 500 pacientes cadastrados no SAD

  Receber o tratamento de saúde no conforto do ambiente familiar é uma alegria para os pacientes e uma das principais características do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O programa promove a desospitalização dos pacientes de alta médica, não só proporcionando que eles sejam tratados em casa, mas também disponibilizando leitos para outros pacientes que necessitem da assistência no hospital.
O serviço em Alagoas vem contribuindo com a diminuição do fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE), motivo de elogios por parte do Ministério da Saúde (MS). A instituição foi o único hospital do Programa SOS Emergências a iniciar todos os parâmetros exigidos e ter mídia positiva, desde a implantação do SOS em Alagoas. As ações de gestão do hospital solucionaram o problema de superlotação nos corredores da unidade e servem de exemplo para outros hospitais públicos.
O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD/Maceió) faz parte de uma parceria entre município, estado e governo federal, por meio do Programa Melhor em Casa em ambiente hospitalar. A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) instalou, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), a equipe no HGE. A Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) na unidade hospitalar é formada por um médico, enfermeiro, fisioterapeuta e quatro auxiliares de enfermagem.
De acordo com Dulce Gonzaga, coordenadora do Melhor em Casa – SAD Maceió, o programa tem avançado a assistência na atenção básica em Alagoas, para se ter ideia, no último semestre foram mais de 500 pacientes cadastrados.
Roberto Neves, de 30 anos, é um dos pacientes que recebe assistência do SAD. Ele foi assaltado, no centro, e recebeu cinco tiros, sendo encaminhado para o HGE, pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Após cirurgia e alta médica, continua seu tratamento em sua residência.
“O programa é muito bom, até cadeiras de rodas eles estão conseguindo para mim. Vem nutricionista orientar sobre minha alimentação, psicólogos conversar sobre como estou me sentindo; além dos médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. Minha recuperação melhora a cada dia”, regozijou.
O serviço presta o atendimento domiciliar a pessoas acamadas cadastradas, com a assistência adequada a usuários com dificuldade de locomoção, que precisam de cuidados pós-operatórios, cuidados paliativos ou ainda pessoas que apresentem a necessidade de acompanhamento médico. Cada caso é avaliado diretamente pelas equipes do SAD, que determinam quais as reais necessidades dos pacientes e quais cuidados precisam ser ministrados.