Geral

Sistema de Informação para Infância e Adolescência ganha sala

30/12/2014
Sistema de Informação para Infância e Adolescência ganha sala

Espaço inaugurado estará interligado com todos os municípios, capacitando os conselheiros tutelares (Foto: Ascom Semcdh)

Espaço inaugurado estará interligado com todos os municípios, capacitando os conselheiros tutelares (Foto: Ascom Semcdh)

   A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semcdh) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), em parceria com a Escola de Conselhos e o Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas, inauguraram na manhã desta terça-feira (30) a sala de treinamento do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que capacitará conselheiros tutelares de Alagoas. O ato inaugural aconteceu no prédio da Superintendência de Políticas para a Criança e o Adolescente (SPCA).
O Sipia é um sistema informatizado que tem como finalidade registrar e tratar informações com dimensão nacional para auxiliar a adoção de decisões governamentais nas políticas para crianças e adolescentes, garantindo seus direitos na sociedade. Ele também permite aos conselheiros tutelares o registro, o acompanhamento e o encaminhamento de medidas apropriadas para os casos de direitos violados de forma eficaz e sistemática.
O treinamento visa capacitar os conselheiros tutelares no que diz respeito às funcionalidades do Sistema, de modo que possam utilizá-lo no dia-a-dia como ferramenta, para que se garanta o aperfeiçoamento do trabalho voltado para a garantia de direitos de crianças e adolescentes.
Para a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa, o Sipia tem papel fundamental para a sociedade alagoana. “A Secretaria da Mulher estará interligada com todos os municípios, capacitando os conselheiros tutelares. E uma das ações mais importantes é o acompanhamento, por parte da Superintendência da Criança e do Adolescente, de meninos vítimas de violência. Com o sistema, podemos acompanhar de forma precisa os casos de violação de direitos e capacitando os conselheiros, a secretaria terá acesso a todas essas informações”, assinalou.
A administradora do Sipia em Alagoas e conselheira estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nelma Nunes, reforçou a importância do sistema juntamente com o trabalho contínuo proposto por este. “As informações do Sipia servem como diagnóstico para o planejamento de políticas públicas no Estado de Alagoas. Para que isso se concretize, estaremos dando continuidade às capacitações para os municípios, tendo como referência o plano de ação para 2015”, expôs.
A inauguração da sala de treinamento para o uso do Sipia contou com a participação da secretária da Mulher, Nadja Lessa; do presidente do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares, José Edmilson de Souza; da administradora estadual do Sipia, Nelma Nunes; da superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente, Jocelene Lamenha; da coordenadora pedagógica da Escola de Conselhos, Adriana Yoshikwa; e do conselheiro tutelar de Maceió, Emanuel Monteiro.
Na sala, os conselheiros tutelares do Estado de Alagoas serão capacitados para o uso do Sipia, que está alinhado ao projeto Escola de Conselhos. Tanto o Sistema quanto a Escola irão capacitar aqueles com possibilidade de recondução.
A Escola de Conselhos terá início em janeiro, período em que o conselho estadual receberá a visita do consultor nacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Rodrigo Manente, para capacitar os conselheiros tutelares da capital alagoana.