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Secretaria da Fazenda empreende reformas e leva conforto a servidores e contribuintes

30/12/2014
Secretaria da Fazenda empreende reformas e leva conforto a servidores e contribuintes
Na reforma estrutural que a Sefaz está empreendendo constam novo sistema de refrigeração com instalação de filtros de ar e reforma no edifício-sede (ver planta); abaixo a visita dos gestores ao prédio do Tesouro estadual

Na reforma estrutural que a Sefaz está empreendendo constam novo sistema de refrigeração com instalação de filtros de ar e reforma no edifício-sede (ver planta); abaixo a visita dos gestores ao prédio do Tesouro estadual

Nos últimos anos, a busca pelos investimentos em infraestrutura realçaram a atual administração da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL). O órgão se esforça continuamente em proporcionar melhorias, reestruturando o ambiente de trabalho dos servidores e levando conforto aos contribuintes.
Segundo a secretária-adjunta de Estado da Fazenda, Adaída Barros, os trabalhos de reestruturação estão sendo executados com recursos do Fundo da Secretaria (Funsefaz). “Com esses recursos, empreendemos várias frentes de trabalho, e o que vejo me traz satisfação, pois entregamos uma Sefaz mais moderna e confortável”, destacou Adaída.
Investimentos a realização das reformas no edifício-sede, do bloco administrativo de Jacarecica (onde funciona também a Escola Fazendária), aquisição de 800 computadores, aparelhos de ar condicionado, de uma nova infraestrutura de banco de dados, reforma dos postos fiscais e gerências regionais.
O secretário de Estado da Fazenda, Maurício Toledo, ressalta a real necessidade da reestruturação como uma das metas de sua administração. “As reformas foram necessárias para que a Sefaz desenvolva seus trabalhos de forma eficiente”, disse Toledo.
É o que se observa no edifício-sede, localizado no bairro da Cambona, em Maceió. As melhorias, em fase avançada de execução, faltando apenas três andares (7º, 8º e 9º), contemplam nova rede elétrica, novo sistema de refrigeração, reformas dos banheiros e copas, troca de forro e pastilhas.
As obras vão contemplar ainda a instalação de sistema de alarme de incêndio, detectores de fumaça, sinalização de emergência, novas portas corta-fogo, instalação de novos pára-raios, colocação de corrimão duplo nas escadas, colocação de piso antiderrapante, rampa de acesso para deficientes, sinalização de calçadas, reforma no auditório com o objetivo de atender às demandas de segurança contra incêndio, realocação da TI no 2º andar e nova área para colocação dos equipamentos de TI (Data Center) no térreo.

Realocação

Após a conclusão das reformas, prevista para cerca de 90 dias, alguns setores serão realocados. A Coordenadoria de Julgamento, Diretoria de Representação Fiscal e o Conselho Tributário Estadual – conhecido como Contencioso Tributário – irão funcionar no 5º andar.
Para o 2º, será realocada a Coordenadoria Setorial de Tecnologia da Informação e Informática. A Diretoria de Tributação passará a funcionar no 7º andar. A sala de audiências do CTE será no mezanino e o Data Center funcionará no espaço criado no térreo.

Sefaz Jacarecica

As obras reestruturantes do bloco administrativo no bairro de Jacarecica estão na fase final: 95% executadas, com previsão de entrega para dezembro. Estão contemplados: novo sistema de refrigeração (instalado); mobiliário para as diretorias de Cadastro (Dicad), de Fiscalização (Difis) e Mercadorias em Trânsito (DMT), com montagem sendo executada; aquisição de novo grupo gerador para atender à demanda do prédio, bem como nobreaks; projeto contra incêndio e pânico, elaborado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

Arquivo

O arquivo irá funcionar no bloco administrativo de Jacarecica, na parte do subsolo, com obras sendo executadas, priorizando as alterações necessárias para alocação de funcionários. Para isso, foram incluídos  sistema de refrigeração com instalação de filtros de ar, iluminação, eliminação de infiltrações, projeto contra incêndio e pânico (extintores, detectores de fumaça, hidrantes e saídas de emergência).

Infraestrutura de tecnoclogia

A Sefaz também adquiriu 800 novos computadores, em fase de instalação no prédio-sede. Foram adquiridos também novos servidores e storage (área de armazenamento), que estão aguardando a conclusão das obras do térreo para serem instalados.

Postos Fiscais e Gerências Regionais

O processo para a contratação de empresas para recuperação e reforma das sedes das Gerências Regionais e Postos Fiscais está em tramitação e já tem reserva inicial de R$ 2 milhões. O contrato permitirá que a próxima administração execute as obras necessárias para a melhoria das instalações.
Para promover melhorias nos postos fiscais das cidades de Novo Lino e Colégio (interior de Alagoas), estão sendo feitas acordos com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para disponibilização de área “em forma de ilha” para construção de novos prédios com área para estacionamento e manobras de caminhões.
Para o Posto Fiscal de Delmiro Gouveia-AL, está sendo feito compartilhamento com o posto fiscal de Pernambuco, cujo protocolo já foi assinado e adequações estão em fase de realização. A reforma definitiva está contemplada no processo de recuperação.
O Posto Fiscal de São José da Laje-AL será realocado para Pernambuco, onde deverá ser também compartilhado, aguardando a conclusão de obras pelo Estado de Pernambuco.
Além das reformas estruturantes, a administração implementou o Acordo de Metas, Gerenciamento Matricial das Receitas com monitoramento de segmentos econômicos e acompanhamento das metas de arrecadação.
O acordo foi criado por intermédio de Portaria do secretário da Fazenda, o Comitê Gestor da Ação Fiscal com o objetivo de otimizar e socializar a escolha da ação fiscal.