Geral
Segurança Hídrica: Governo cumpre meta de 750 mil cisternas entregues em 2014


Uma cisterna é capaz de capaz de garantir água para atender uma família de 5 pessoas em um período de estiagem de aproximadamente 8 meses Foto: Ubirajara Machado / MDS
O programa Cisternas, que integra o Água Para Todos, cumpriu, com antecedência, a meta de construir 750mil cisternas entre 2011 e o fim de 2014, chegando a 750.565 em outubro.
A iniciativa do governo federal é um enfrentamento direto dos efeitos da seca no Brasil. Mais de três milhões de pessoas foram beneficiadas em 1.510 municípios, distribuídos nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais, no Sudeste.
Só no mês de outubro, foram feitas 24,7 mil entregas, com média de 798 cisternas/dia. Com a meta alcançada, as novas unidades contam com um capacidade de armazenamento de 12 bilhões de litros. De 2003 até outubro, o governo construiu 1,08 milhão de cisternas.
Programa Cisternas
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), desde 2003, financia a construção de cisternas de placas de cimento, principalmente na região do Semiárido brasileiro.
Trata-se de uma tecnologia simples e de baixo custo, na qual a água da chuva é captada do telhado por meio de calhas e armazenada em um reservatório de 16 mil litros, capaz de garantir água para atender uma família de cinco pessoas em um período de estiagem de aproximadamente oito meses.
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos