Geral

Governador visita GranBio, referência na produção de etanol

19/12/2014
Governador visita GranBio, referência na produção de etanol

Unidade é a primeira usina de etanol de segunda geração (2G) a produzir em escala comercial no Hemisfério Sul

Unidade é a primeira usina de etanol de segunda geração (2G) a produzir em escala comercial no Hemisfério Sul

O governador Teotonio Vilela Filho visitará, nesta sexta-feira (19), às 15h, a fábrica da GranBio, no município de São Miguel dos Campos. Referência na produção de etanol no país, a unidade é a primeira usina de etanol de segunda geração (2G) a produzir em escala comercial no Hemisfério Sul.  A Granbio já opera em Alagoas desde o mês de setembro.
Com um investimento de US$ 190 milhões para a construção da empresa e aquisição de máquinas e equipamentos, a GranBio chega a Alagoas com expectativa de gerar cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos, somando os períodos de construção e operação. A fim de dispor de espaço adequado e avançado, a empresa disponibilizou também, em conjunto com a Usina Caeté, um capital de US$ 75 milhões para a estruturação de um sistema de cogeração de vapor de energia elétrica.
Em contrapartida, a indústria foi beneficiada com incentivos fiscais e creditícios concedidos pelo Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), por meio do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Condes).
Para a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, o mercado alagoano ganha uma cara nova com a instalação de empreendimentos que apresentam entre si grande diversidade produtiva.  “É muito importante contarmos com segmentos que impulsionem o crescimento econômico de forma desconcentrada nas regiões. Este é o maior investimento privado feito no Estado em 2014 e com seu potencial inovador esperamos transformar a produção de biocombustível em Alagoas”, ressalta.
Dispondo de uma produção de etanol de segunda geração usando celulose de biomassa da cana-de-açúcar, a indústria incorpora maior valorização ao resíduo que antes não recebia muito destaque. Com capacidade inicial de produção de 82 milhões de litros de etanol por ano, a GranBio oferece o combustível realizado em escala comercial mais limpo do mundo em intensidade de carbono.