Geral

Escola em Santana do Mundaú é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

18/12/2014
Escola em Santana do Mundaú é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

Pedro Lucas Cardoso e Paola Gomes da Silva conquistaram medalha de bronze (Fotos: Valdir Rocha)

Pedro Lucas Cardoso e Paola Gomes da Silva conquistaram medalha de bronze (Fotos: Valdir Rocha)

  Localizada em Santana do Mundaú, a Escola Estadual Manoel de Matos foi um dos principais destaques da rede pública estadual na edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2014. Na competição, dois estudantes ganharam medalhas de bronze  – Pedro Lucas Cardoso e Paola Gomes da Silva -. Além disso, a unidade também será agraciada com kit para a prática de Educação Física e com a premiação da professora Hartênia Gomes.
Promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a OBMEP tem como objetivo estimular o interesse dos alunos da rede pública pela Matemática, bem como descobrir novos talentos pelo país.
Os resultados alcançado pelos alunos e pela professora Hartênia foram comemorados por toda escola. Para a diretora da unidade de ensino, Quitéria Calado, a conquista fecha com chave de ouro o ano letivo de 2014. “É uma satisfação coletiva e demonstra a expressão do papel da escola em promover o sucesso dos alunos”, afirma.
Segundo Quitéria, contribuir com a conquista dos alunos em uma competição tão disputada pelos estudantes brasileiros é promover o conhecimento a partir da dedicação tanto de alunos, como de professores. “Vamos estimular ainda mais os alunos para conquistar novas medalhas no próximo ano”, assegura a diretora.

Dedicação

Pedro Lucas tem apenas 13 anos de idade e conquistou sua primeira medalha na OBMEP após uma longa maratona de estudos em sala de aula e em casa, resolvendo questões aplicadas pela professora Hartênia e em pesquisas em sites especializados.
“Em primeiro lugar agradeço a Deus pela conquista e também a minha professora e minha mãe pelo estímulo. Sem isso, nada seria possível”, afirma Pedro Lucas, revelando que sua próxima meta é conquistar a medalha de ouro na próxima edição da olimpíada.
Também aos 13 anos, Paola Gomes também foi contemplada com a medalha de bronze. Apesar de sua timidez, a aluna se destaca por sua dedicação e participação nas atividades escolares. “Tivemos uma boa preparação na escola e isso foi decisivo para nossa vitória”, destaca.
Responsável pela preparação de ambos, a professora Hartênia Gomes enfatiza que os estudantes têm potencial e são destaques também nas demais disciplinas. “São alunos aplicados, merecem nosso reconhecimento e vão conquistar o ouro em breve”, aposta a educadora.