Geral
Agentes de vigilância em saúde do trabalhador participam de ação sobre inspeção sanitária

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (4), uma ação educativa de inspeção no ambiente de trabalho. Os agentes públicos de vigilância – responsáveis pela ação – participaram do Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que teve como aula prática as inspeções no Hospital do Açúcar e na Usina Cachoeira do Mirim, em Maceió.
De acordo com a coordenadora estadual do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest/PB), Celeida Barros, que é facilitadora do curso de atualização em Alagoas, a ação da vigilância, tanto sanitária, quanto da saúde do trabalhador, visa atentar para os riscos ao colaborador.
“Observar o ambiente, o processo de trabalho e o próprio trabalhador é fundamental para apontar mudanças que evitem o risco e favoreçam o trabalhador”, pontuou Celeida Barros. Ainda segundo ela, após a reciclagem, os inspetores têm na ação a oportunidade de colocar em prática os aprendizados.
No Hospital do Açúcar, onde foi realizada a ação educativa, os inspetores passaram pelos setores de clínica médica, clínica cirúrgica, lavanderia, documentos e nutrição. “A ação é educativa, mas será produzido um relatório com sugestão de mudanças dos pontos analisados durante a visita”, alerta a facilitadora Celeida Barros.
Os agentes públicos de vigilância foram recebidos pela coordenadora de Nutrição do Hospital do Açúcar, Rosário Lessa, que apresentou os ambientes do refeitório, higienização, preparo dos vegetais, cozimento, copa de apoio, câmara fria, dentre outros, assim como a escala de trabalho e a aplicação da ergonomia no trabalho.
Para a coordenadora estadual do Programa Saúde na Escola (PSE), Lúcia Acioli, o curso contribuiu para despertar os sentidos para a saúde do trabalhador. “Participar da atualização fez com que eu ampliasse a minha visão de nutricionista, que era limitada à cadeia alimentar. Agora percebo a importância de observar os riscos aos trabalhadores, como uma panela pesada, a altura dos equipamentos”, disse ela, lembrando que o foco é o trabalhador.
Atualização
O Curso faz parte de um projeto desenvolvido pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que tem como meta capacitar cerca de 2.400 agentes de vigilância em saúde do trabalhador em todo o Brasil. Em Alagoas, o curso básico tem como facilitadoras representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Paraíba (Cerest/PB).
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos