Política
Luciana não acha coerente assumir ministério e presidência do PCdoB

A deputada federal de Pernambuco Luciana Santos (PCdoB), reeleita este ano, vai assumir a presidência nacional do partido em 2015, tornando-se a primeira mulher na história a ocupar o cargo. O nome da comunista será referendado em março, numa conferência extraordinária da sigla, que será realizada em Brasília, mas ainda sem data confirmada. Devido a isso, Luciana descartou assumir um ministério no segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT), mas afirmou que não está fechada para a “hipótese” de concorrer a Prefeitura de Olinda em 2016. A deputada é a atual vice-presidente da sigla e substituirá o presidente Renato Rabelo.
Indagada sobre a possibilidade de se tornar ministra da presidente Dilma, Luciana disse não achar “coerente” assumir um cargo na Esplanada quando está sendo escolhida para comandar o partido, o que poderia comprometer a independência para tomar as decisões. “Isso não está na nossa agenda porque, para nós, não combina muito a presidência de um partido com um ministério. É necessário termos uma certa autonomia “, frisou. Sobre as eleições municipais de 2016, Luciana acredita ser muito cedo para discutir o assunto, mas se mostrou feliz com a especulação de bastidores sobre a Prefeitura de Olinda,m que mostra a maior parte dos postulantes sendo representada por mulheres.
“Todas as especulações que existem em em torno das candidaturas possíveis para daqui a dois anos, a primeira coisa que caracteriza é que a grande maioria delas é de mulheres. Para nós, é uma honra o partido ser a liderança dessa coalizão que governa Olinda há quase 16 anos e, por isso mesmo, estamos com o espírito muito aberto, não estamos fechados para o debate sobre os rumos de sucessão na cidade. Temos nossa posição de que é necessário manter a coalizão. Não estou fechada para essa hipótese”, afirmou a deputada. Nomes como os de Tereza Leitão (PT), Terezinha Nunes (PSDB), ambas deputadas estaduais, já são citadas como postulantes a Prefeitura de Olindas.
Luciana Santos já foi prefeita do município olindense por duas vezes e ainda conseguiu eleger um sucessor, o atual prefeito Renildo Calheiros, também do PCdoB. Em 2012, ela assumiu a liderança do partido na Câmara Federal e é considerada um dos principais quadros políticos do partido.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vice-prefeita Sheila Duarte denuncia ameaças e pede proteção policial
-
2FUTEBOL
Zubeldía intensifica treinos e reforça fundamentos para fazer o São Paulo reagir no Paulista
-
3CARNAVAL 2025
Botafogo Samba Clube estreia na Sapucaí abrindo desfiles da Série Ouro
-
4CERIMÔNIA
Em Itaguaí, Lula afirma ter ouvido de médicos que está com 'saúde de 30 e vontade política de 20'
-
5TELEVISÃO
Bruno Mazzeo diz que Chico Anysio não deixou herança e lembra fase pegador: 'Parecendo um playboy'