Geral

Gestão hospitalar é discutida durante seminário em Maceió

28/11/2014
Gestão hospitalar é discutida durante seminário em Maceió
Capacitados objetiva melhorar a atenção às condições de saúde agudas dos pacientes no ambiente intra-hospitalar (Foto: Ascom Sesau)

Capacitados objetiva melhorar a atenção às condições de saúde agudas dos pacientes no ambiente intra-hospitalar (Foto: Ascom Sesau)

  Profissionais de saúde participaram nesta sexta-feira (28) do seminário de  aperfeiçoamento e desenvolvimento gerencial integrado da linha de Atenção às Urgências no Ambiente Intra-Hospitalar. A iniciativa faz parte da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital do Coração (Hcor). O encontro foi realizado no Hotel Ritz Suítes, em Maceió.
Participaram do seminário 48 profissionais de sete unidades de saúde da Rede de Atenção às Urgências de Alagoas, que serão capacitados para melhorar a atenção às condições de saúde agudas dos pacientes no ambiente intra-hospitalar.
De acordo com Otília Seiffert, consultora educacional do HCor, a partir de 2015 o curso será realizado na sua forma extensiva, voltado para alunos e facilitadores de aprendizagem, selecionados entre profissionais envolvidos com a gestão intra-hospitalar, essencialmente diretores, gerentes e coordenadores de serviços dos hospitais estaduais.
“O objetivo é desenvolver a capacidade gerencial, fomentando mecanismos de incentivo a lideranças para atenção às condições de saúde agudas no ambiente intra-hospitalar, no contexto de uma Rede de Atenção às Urgências de caráter regional”, explicou a consultora.
A estrutura e dinâmica do curso de aperfeiçoamento fundamentam-se nos princípios da educação permanente, processo sistemático e global de formação do trabalhador no seu cotidiano do trabalho. Neste caso assumindo a educação pelo trabalho como elemento essencial da estratégia de mudança das atividades laborais nos serviços de saúde.
O diretor estadual de Atenção Hospitalar, Rogério Barboza, ressaltou que esta é mais uma das ações do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, dirigida ao fortalecimento do SUS, por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e de capacitação profissional, contando com a colaboração de seis hospitais de reconhecida excelência, dentre os quais o HCor.
Segundo Barboza, o curso busca qualificar o itinerário terapêutico do paciente agudo no âmbito intra-hospitalar, por meio da estruturação da linha de atenção ao paciente agudo, construindo, assim, bases para a prática profissional alicerçada na integração dos hospitais em rede de atenção às urgências.  “Também queremos promover a integração dos gerentes de serviços relacionados aos pacientes agudos e sua conexão com os demais componentes da rede: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Unidades de Pronto Atendimento 24h e de atenção primária de saúde”, ressaltou.